Semana de Integração Acadêmica: Participação ativa da categoria

Compartilhar:

Durante cinco dias (de 15 a 19 de outubro), a UFRJ movimentou a comunidade universitária com eventos científico-culturais ao editar a 9ª Semana de Integração Acadêmica (Siac), cujo tema escolhido foi “Ciência para a redução das desigualdades”. Salas de aulas e espaços coletivos como corredores foram transformados em cenários para apresentação das produção de estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos-administrativos e professores.

O mesmo tema da Siac foi adotado pela 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também integraram a programação principal da Siac outros quatro eventos: a 40ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Jictac), o 15º Congresso de Extensão, a 10ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e a 5ª Jornada de Formação Docente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid.

 

Produção

Os eventos reuniram 5.605 trabalhos de iniciação científica, artísticos, tecnológicos, culturais e de extensão desenvolvidos na universidade e apresentados em forma de exposição oral, pôster, e-pôster, instalação, minicurso, oficinas, vídeo, exposição artística e performance. As atividades mobilizaram, além da comunidade universitária, alunos de escolas públicas e pessoas do entorno da universidade.

Participaram da abertura, no dia 15, no auditório do Centro Cultural Horácio Macedo, no CCMN, dirigentes da UFRJ das universidades federais do ABC e do Paraná e da Fundação Oswaldo Cruz. A luta pela democracia e manutenção dos direitos civis e a importância da ciência para o fim das desigualdades foram a tônica das manifestações.

 

Destaques

“Hoje temos técnicos-administrativos que participam de pesquisas, orientam estudantes e também são proponentes de ações de extensão. A presença da categoria na Siac mostra que ela está inserida em todas as ações institucionais”, aponta a coordenadora de Educação, Cultura e Formação Sindical do Sintufrj Joana de Angelis. Técnica em Assuntos Educacionais e vice-diretora de Extensão do Instituto de Bioquímica Médica, ela participou da banca de avaliação na sessão Saúde, Educação e Extensão, apresentada no dia 16, no Centro de Ciências da Saúde.

A técnica-administrativa Michele Moreira da Silva, coordenadora de Integração e Articulação Acadêmica de Extensão (PR-5), coordenou a 9ª Semana de Integração Acadêmica e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Segundo ela, a Siac é um dos principais eventos acadêmicos da universidade, porque reúne apresentações sobre tudo que está sendo produzido na instituição e envolve centenas de pessoas.

Sobre a participação da categoria nos eventos, ela afirmou: “Os técnicos-administrativos devem chamar para si o papel de protagonismo, mas de forma equilibrada com os demais segmentos, porque nosso fazer tem impacto na qualidade do que é produzido na universidade”.

Damiane Daniel Silva Oliveira dos Santos é pedagoga e contou que, ao assumir a secretária da Diretoria Adjunta de Extensão do Instituto de Geociências (Igeo), uma de suas primeiras providências foi organizar o Encontro de Integração da Extensão, Pesquisa e Ensino (Enexpe) do Igeo  para que a comunidade interna conhecesse as ações em curso. Neste ano foi realizada a quinta edição do evento.

O Enexpe foi o projeto de um grupo de estudantes de diversos cursos apresentado na Siac. Eles também organizaram um circuito de oficinas dirigido aos alunos das escolas da rede pública da Ilha do Governador, de Bonsucesso e do Complexo da Maré.

COMENTÁRIOS