PLENÁRIA NA UFRJ

 

Mobilização contra o fascismo

 

Com a participação expressiva de técnicos-administrativos, docentes e estudantes, a assembleia comunitária realizada na segunda-feira, 22, no auditório do CT, decidiu criar a Frente em defesa da UFRJ e contra o avanço do fascismo.

A reunião envolvendo os três segmentos da comunidade universitária aprovou calendário de atividades que será aberto nesta quarta-feira 23 e se estenderá até o sábado, 27 de outubro.

A Frente Ampla é composta pelas entidades sindicais Sintufrj e Adufrj, o DCE Mário Prata, a Associação dos Pós-Graduados (APG) e a Associação dos Trabalhadores Terceirizados da UFRJ (Attufrj).

Independente do resultado da eleição, as entidades já têm data para a próxima assembleia comunitária: 31 de outubro. Local e horário ainda serão definidos.

Veja o calendário de mobilização aprovado pelos presentes no CT:

23/10 – Às 15h, Encontro com a Favela: acompanhar o candidato Fernando Haddad na visita ao Complexo da Maré. Encontro: passarela 9.

. Às 18h, Ato da Virada com Haddad e Manuela, nos Arcos da Lapa.

24/10 – De 11h às 13h, panfletagem dos servidores públicos no Largo da Carioca.

. Às 12h, no auditório do CT, sabatina com Manuela e Sônia Guajajara (ex-vice na chapa de Guilherme Boulos -PSOL).

26/10 – Mobilização com panfletagem, no campus do Fundão. A horário ainda não definido.

27/10 – Panfletagens em comunidades.

 

Outras deliberações

 

Apoio à mobilização dos estudantes

A assembleia aprovou, ainda, apoio à paralisação nacional dos estudantes indicada pela UNE. Na UFRJ, os estudantes iriam realizar reunião ontem para deliberar sobre a adesão ou não ao movimento.

Comitês

Nestes tempos difíceis de fascismo, violência e intolerância, outra importante deliberação da assembleia foi a criação de três comitês: de Base, Jurídico e de Segurança.

 

Moções

Foram aprovadas duas moções de repúdio: à censura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à UNE, que foi obrigada a retirar de suas mídias sociais a campanha Bolsonaro Não; e à apreensão da edição especial do jornal Brasil de Fato sobre as eleições, na sede do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, em Macaé.