O Departamento de Raça e Gênero do Sintufrj convida os técnicos-administrativos em educação e a comunidade universitária em geral para participar das atividades em celebração ao mês da consciência negra. Veja a programação:

 

8 de novembro, na Praia Vermelha

14h às 17h, no auditório da Escola de Serviço Social:

Exibição do filme A negação do Brasil, seguida de debate “O negro na TV”. Debatedores: Leandro Firmino (Zé Pequeno, do filme Cidade de Deus), Rodrigo dos Santos (ator da Globo e pesquisador da UFRJ/Capes), Ricardo Fernandes (parceiro do RJTV) e Lilian Luiz Barbosa (assistente social da UFRJ e pós-graduanda do NEPPDH). Mediador: professor Jorge Nascimento.

 

21 de novembro, IFCS

17h às 20h – Exibição do filme Racismo, uma história e debate “A história do racismo e seus impactos na contemporaneidade”. Debatedores: Jorge Nascimento (professor de história da África) e Denise Góes (assistente social da UFRJ e militante do Movimento Negro).

 

22 de novembro, no Espaço Cultural do Sintufrj

10h – Debate “Em defesa de direitos, construindo a resistência”. Debatedores: candidatas negras eleitas no Rio de Janeiro. Em seguida, as seguintes atividades culturais: Bloco Afro Agbara Dudu, exposições e venda de bijuteria e roupas afro, e oficina de turbante “Turbantasso”.