Aposentados

Terceira Idade

A coordenação do Sintufrj, em conjunto com o GT-Aposentados do Sindicato, preparou um belo Baile de Carnaval da Terceira Idade, dentro das comemorações do Dia do Aposentado (24 de janeiro). Foi no dia 2 de fevereiro, e reuniu, no Espaço Cultural, durante toda a tarde, uma galera animada e produzida, com bonitas fantasias.

Houve até um concurso informal. Quem conquistou o primeiro lugar foi Maria Olindina Santos Moreira, a dona Nina. O segundo foi dado a dona Justina Gomes da Silva.

Dona Nina conta que usou sua experiência com artesanato para providenciar, de última hora e com o auxílio da filha e do neto, uma linda saia com fuxicos e uma blusa com argolas de crochê.

Os três trabalharam juntos até o fim da noite, conta, orgulhosa, dona Nina, colando os fuxicos e improvisando uma fantasia que, segundo suas amigas, lembra uma baiana estilizada.

A aposentada de 63 anos disse que está sempre no Sindicato, e elogia a realização de atividades assim, que estimulam o idoso a participar.

Palestra e confraternização

Antes do baile, das 10h às 12h, o Sintufrj ofereceu uma palestra com o tema “A melhor idade”, proferida por Carla Nascimento, coordenadora do Espaço Saúde, que abordou a importância de atividades físicas e de alimentação adequadas para a saúde e a qualidade de vida.

Como disse a coordenadora de Aposentados e Pensionistas Maria da Graça Pedro de Carvalho, depois de um almoço de confraternização para os aposentados, começou o baile que deixou o Espaço Cultural cheio e animado. “Na realidade, estava mesmo muito gostoso. Houve um concurso informal, e o primeiro lugar ficou com a Nina, que estava com uma baiana estilizada de muito bom gosto”, contou Graça.

“Foi um momento de descontração, lazer, alegria e confraternização. Muito bom. Dancei, cantei”, disse dona Eunice Vianna, 80 anos, técnica de laboratório aposentada há 10 anos da UFRJ, moradora da Vila Residencial, que também improvisou uma fantasia com colares e bandeirolas.

Ela também acha importante iniciativas como essa, que agreguem as pessoas. “Aqui, fico ciente do que se passa no Sindicato, me alegro, encontro os amigos”, comenta.

Dona Nina (blusa rosa) e dona Justina (de verde), primeiro e segundo lugares do concurso informal de fantasias. O baile de carnaval da terceira idade animou a galera