Preparatório para Mestrado e Dotourado 2019

Preparatório para Mestrado e Dotourado 2019

PROJETO UNIVERSIDADE PARA OS TRABALHADORES 2019

CURSOS DE CAPACITAÇÃO /SINTUFRJ

CURSO PREPARATÓRIO PARA MESTRADO E DOUTORADO /SINTUFRJ

(Preparatório para acesso aos cursos de Pós-graduação)

 

EDITAL PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 

1. PODEM SE INSCREVER NOS CURSOS DO SINTUFRJ:

a) Servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ filiados ao SINTUFRJ que estejam em dia em suas relações com o sindicato, de acordo com o estatuto da entidade.

b) Dependentes diretos de servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ.

c) Prestadores de serviços na UFRJ há mais de 1 ano devidamente comprovado pela Direção da Unidade em que trabalha.

Observação: O servidor técnico-administrativo em educação (item 1.a) terá prioridade no preenchimento das vagas.

 

2. DATA DA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO: 25 a 28 de fevereiro e 11 a 15 de março de 2019.

 

3. LOCAIS DE INSCRIÇÃO:

• Sede do Sindicato: (9:00 às 17:00h). Praça Jorge Machado Moreira, s/n – Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ. Telefones: 21 3194-7100 / 3194-7101

• Subsede do Sindicato HUCFF Subsolo / Hall dos Elevadores: (8:00 às 16:00h). Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255  – Cidade Universitária – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ. Telefone: 21 3938-6149

• Subsede do Sindicato na Praia Vermelha: (10:00 às 16:00h). Av. Paster, 250 fundos – Urca – Rio de Janeiro, RJ. Telefone: 21 2542-9143.

 

4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

• Servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ:

_Documento de identidade;

_Comprovante de sindicalização (contracheque e/ou carteirinha do sindicato atualizada).

 

 

 

• Dependentes de servidores técnico-administrativos em educação:

_Documento de identidade;

_Comprovante de dependente de sindicalizado (carteira de identidade do dependente e comprovante de sindicalização do responsável ou declaração de dependente emitida pelo sindicato).

• Prestadores de serviços na UFRJ:

_Documento de identidade;

_Declaração do setor de pessoal da UFRJ onde presta seus serviços.

 

5. NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS E DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS POR CATEGORIA:

Serão oferecidas 25 vagas por turma.

A distribuição das vagas será feita segundo a seguinte ordem de prioridades:

a) Servidores técnico-administrativos em Educação definidos pelo item 1.a deste edital;

b) Dependentes definidos pelo item 1.b deste edital até o limite de 75% das vagas restantes;

c) Demais inscritos definidos pelo item 1.c deste edital.

 

6. PROCESSO DE SELEÇÃO

Conforme definido pelo item 1.a, os servidores técnico-administrativos em educação da UFRJ terão prioridade no preenchimento das vagas.

Caso o número de candidatos supere o de vagas oferecidas, estas serão distribuídas com base em um sorteio público, em data e local que serão definidos pela Coordenação de Educação, Cultura e Formação Sindical, com ampla divulgação nas mídias e redes sociais do SINTUFRJ.

 

 

7. HORÁRIOS E LOCAIS DO CURSOS:

Curso

Local

Horário

Dia da Semana

Período

Vagas

Redação Acadêmica (40 horas)

Praia Vermelha / ECO

15:30 às 17 h

Quinta-feira

21/03 a 18/07

25

Metodologia de Pesquisa – Módulo A (40 horas)

Praia Vermelha / ECO

15:30 às 17 h

Quarta-feira

20/03 a 17/07

25

Inglês Instrumental III

Praia Vermelha / ECO

14 às 15:30 h

Quarta-feira

20/03 a 17/07

25

Metodologia de Pesquisa – Módulo A (40 horas)

Centro / IFCS

15:30 às 17 h

Segunda-feira

18/03 a 08/07

25

Espanhol Instrumental Inicial (40 horas)

 

Centro / IFCS

15:30 às 17 h

Quarta-feira

20/03 a 17/07

25

Metodologia de Pesquisa – Módulo A (40 horas)

Fundão / CT

15:30 às 17 h

Terça-Feira

19/03 a 16/07

25

Inglês Instrumental I (40 horas)

Fundão / CT

10:30 às 12 h

Quarta-feira

20/03 a 17/07

25

Inglês Instrumental II (40 horas)

 

Fundão / CT

09 às 10:30 h

Quarta-feira

20/03 a 17/07

25

Espanhol Instrumental Intermediário II (40 horas)

 

Fundão / CT

09 às 10:30 h

Quarta-feira

20/03 a 17/07

25

Redação Acadêmica (40 horas)

Fundão / CT

10:30 às 12 h

Quinta-feira

21/03 a 18/07

25

 

8.  DISPOSIÇÕES GERAIS:

8.1. Para que a Certificação seja concedida, o aluno deverá ter, no mínimo, 75% de frequência;

8.2. Os casos omissos ou situações não previstas por este Edital serão resolvidos pela Coordenação de Educação, Cultura e Formação Sindical do SINTUFRJ.

 

9. EMENTAS:

ESPANHOL INSTRUMENTAL INICIAL

Capacitar técnicos administrativos e docentes da UFRJ para a prática de leitura instrumental em língua espanhola. Serão trabalhados textos autênticos de diferentes tipologias, gêneros e temáticas com o objetivo de preparar o aluno para a compreensão leitora, através do uso de estratégias de leitura.

 

ESPANHOL INSTRUMENTAL INTERMEDIÁRIO 2

Capacitar técnicos administrativos e docentes da UFRJ para a prática de leitura instrumental em língua espanhola. Serão trabalhados textos autênticos de diferentes tipologias, gêneros e temáticas, abrangendo textos acadêmicos, documentos administrativos, provas de processo seletivo para cursos de graduação e pós-graduação, entre outros.

 

METODOLOGIA DE PESQUISA

Compreender e aplicar os princípios da metodologia de pesquisa, a fim de utilizá-los na produção de projetos e pesquisas acadêmicas, supondo-se que a partir deste seja possível contribuir com o processo de adaptação do estudante, possibilitando ferramentas de inserção na pós-graduação, minimizando suas dificuldades e apreensões quanto à produção acadêmica e de pesquisa. A ciência e a produção do conhecimento científico; as concepções teóricas do conhecimento; a pesquisa científica: natureza teórico-prática; o projeto e o relatório de pesquisa; as etapas da pesquisa científica; avaliação de projetos; estruturação de projetos e elaboração de relatórios de pesquisa de acordo com as normas e organização do texto científico (normas da ABNT/UTFPR).

 

REDAÇÃO ACADÊMICA

Trabalhar várias formas de textos acadêmicos, com foco nas particularidades de cada um deles. Discutir algumas questões gramaticais que podem incomodar quem escreve, dando ênfase sempre ao que é mais produtivo e recorrente na escrita universitária. Capacitar os servidores técnicos-administrativos que ao final de muitos cursos de graduação ou pós-graduação, precisam elaborar um trabalho de conclusão, apresentando um estudo um pouco mais longo e detalhado sobre tema de seu interesse.

 

INGLÊS INSTRUMENTAL I – INTRODUTÓRIO

Pontos gramaticais ressaltados durante a leitura, em nível introdutório: a) relações de tempo estabelecidas pelos tempos verbais: presente, passado, probabilidade; b) elementos de coesão textual: pronomes e palavras de ligação; c) grupos nominais: adjetivo/substantivo, adjetivo/substantivo, substantivo/substantivo; d) processos de afixação e de formação de palavras. Utilização de conhecimento prévio; Uso do contexto; Compreensão das dicas tipográficas e dos elementos universais; Estudo dos falsos cognatos; Compreensão de itens lexicais; Compreensão dos elementos de referência; Utilização de dicionários on-line.

 

INGLÊS INSTRUMENTAL II – BÁSICO

Pontos gramaticais ressaltados durante a leitura, em nível básico: a) relações de tempo estabelecidas pelos tempos verbais: presente, passado, probabilidade; b) elementos de coesão textual: pronomes e palavras de ligação; c) grupos nominais: adjetivo/substantivo, adjetivo/substantivo, substantivo/substantivo; d) processos de afixação e de formação de palavras. Utilização de conhecimento prévio; Uso do contexto; Compreensão das dicas tipográficas e dos elementos universais; Estudo dos falsos cognatos; Compreensão de itens lexicais; Compreensão dos elementos de referência; Utilização de dicionários on-line; Realização de tradução de textos.

 

INGLÊS INSTRUMENTAL III – INTERMEDIÁRIO

Pontos gramaticais ressaltados durante a leitura, em nível básico, em nível intermediário: a) relações de tempo estabelecidas pelos tempos verbais: presente, passado, probabilidade;             b) elementos de coesão textual: pronomes e palavras de ligação; c) grupos nominais: adjetivo/substantivo, adjetivo/substantivo,  substantivo/substantivo; d) processos de afixação e de formação de palavras. Utilização de conhecimento prévio; Uso do contexto; Compreensão das dicas tipográficas e dos elementos universais; Estudo dos falsos cognatos; Compreensão de itens lexicais; Compreensão dos elementos de referência; Utilização de dicionários on-line; Realização de tradução de textos.