Vídeo sobre o trabalho na UFRJ abre VI Sintae

 

Uma sequência de relatos de técnicos-administrativos sobre suas atividades nos mais diversos setores da UFRJ com evidente o amor pelo que fazem, dedicação ao serviço público e a compreensão da importância do papel da universidade pública: essa é a essência do vídeo “Retrato do Trabalho na UFRJ”, produzido e apresentado pelo Sintufrj na abertura do VI Seminário de Integração dos Técnicos-Administrativos em Educação (Sintae), nesta segunda 22, no auditório Roxinho, do Cento Cultural Horácio Macedo, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (Fundão).

“Forjamos nossa unidade e consciência de categoria nos sombrios tempos da ditadura civil-militar. Construímos nossa identidade na defesa da democracia para o país e na defesa intransigente da universidade pública, gratuita e de qualidade”, comentou, ao apresentar o trabalho, a coordenadora-geral do Sintufrj Neuza Luzia, alertando sob a expectativa sombria que vem se desenhando no país.

“Que ninguém duvide da nossa capacidade de luta. Os dias que se avizinham poderão exigir de todos nós que voltemos à trincheira da resistência e luta por democracia. Se for necessário, lá estaremos, mas agora com clareza de quem somos. Esta exposição (o vídeo) mostra isso”, disse.

 

Sujeitos da cena universitária

O vídeo encerrou a programação de abertura do seminário. Foi apresentado após a fala do reitor Roberto Leher aos presentes e após o debate “O papel dos técnicos-administrativos em educação na cena universitária, entre os anos 1980 e 2000”, do qual participaram Valéria Soares Batista, da Editora da UFRJ, e Pedro e Sá, superintendente de Pessoal da UFRJ.

Leher expôs o papel e a responsabilidade da universidade em desenvolver as bases para que as diversas formas de pensar possam ser debatidas e que as pessoas possam expor sua visão de mundo.

Valéria apontou que a luta é antiga e, de acordo com ventos recentes, pode vir a ser muito intensa. “É é uma luta por uma universidade pública de qualidade, inclusiva e diversa, que seja espaço de liberdade, autônoma e democrática e livre, onde podemos sonhar nossos sonhos e o sonho dos outros”.

Pedro abordou a necessidade de se produzir reflexão sobre a atividade da categoria ara se encontrar soluções possíveis para melhor funcionamento da universidade.

 

A importância do evento

O Sintae é o mais importante fórum institucional de divulgação e reflexão sobre o fazer da categoria. Tem o objetivo de difundir e compartilhar o conhecimento técnico-científico e as experiências profissionais e sociais dos técnicos-administrativos. Abrange eixos temáticos como Gestão Pública e Universidade, Ensino, Pesquisa e Extensão e Saúde e Meio Ambiente.

O seminário segue até 26 de outubro e vai expor – através de pôsteres, comunicações orais, rodas de conversa nos corredores, salas e no auditório do centro –, 145 trabalhos, cem dos quais de servidores da UFRJ e os demais de servidores de outras instituições de ensino superior.