Um suporte natural para enfrentar a pandemia

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

 

A força da essência das flores para fortalecer o estado emocional e mental das pessoas abaladas pela pandemia viral foi um dos temas abordados em uma das atividades do projeto Luta e Saúde do Sintufrj, que oferece videoaulas diárias aos trabalhadores desde o início do isolamento social, pela equipe do Espaço Saúde Sintufrj.

A palestrante convidada foi a terapeuta floral com visão transdisciplinar, Rosimary Juventude. A especialista é pós-graduada na matéria e tem 20 anos de experiência na área.

Os florais de Bach são uma terapêutica desenvolvida pelo pesquisador e cientista inglês Eduardo Bach, e se baseia no uso de essências florais medicinais para promover o equilíbrio entre mente e corpo. As gotinhas têm o poder de transformar emoções e pensamentos negativos, atualmente aflorados pelo medo da Covid-19.

Dicas & Benefícios
“O dr. Bach criou um tipo de medicamento para qualquer pessoa se tratar emocional e mentalmente. O floral não tem efeito colateral e não faz mal. É um tratamento que traz equilíbrio para a pessoa. O floral trata a pessoa para que ela encontrar o autoconhecimento, se descobrir, se aceitar e assim ser feliz do seu jeito”, explica Rosimary.

Ela garante que o tratamento com florais de Bach tem sido de grande ajuda às pessoas neste momento de insegurança por conta do novo
Coronavírus, ajudando a afastar o medo e a resgatar o equilíbrio. A uma aluna que quis saber qual floral deveria levar para o hospital onde trabalha, Rosimary indicou o Five flower.

“Sugeri que ela adicionasse o floral na garrafa de água e avisasse o pessoal. O Five Flower resgata o equilíbrio e tem o poder de trazer a pessoa para o seu presente diante de qualquer desequilíbrio, acontecimentos ou perdas, que é o que temos mais visto nesta pandemia”, ensina a terapeuta.

Ao senhor de 60 anos que atendeu no consultório em pânico com medo de ser contaminado pelo vírus, Rosimary prescreveu outro floral. “O tratei com Walnut, que ajuda a dar proteção em relação a influências externas e pôr o medo de lado. É uma proteção mental”, orienta.

Outros florais que são importantes e tem ajudado muito as pessoas na pandemia é o Rock Rose e o Crab Apple. O primeiro é o floral do medo — “Ele traz a coragem para tomar atitudes diante do caos”–; o segundo, indica Rosimary,“é importantíssimo para esse momento atual”.“O Crab Apple trabalha a limpeza interior das pessoas. Limpa maus pensamentos e sentimentos, como a sensação de que vai se contaminar. As pessoas sentem-se mais tranquilas e fortalecidas”, complementa.

Missão dos florais

O objetivo dos florais é tratar a pessoa e não a doença ou seus sintomas. E todo tratamento tem a junção de quatro essências florais de acordo com a necessidade individual. Eles podem ser administrados junto com outros tratamentos e figuram entre os tratamentos alternativos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Os florais de Bach, que foram os primeiros a ser descobertos por volta de 1900, ajudam a trazer equilíbrio emocional. Trazem equilíbrio num momento de dúvida, trazem segurança, coragem e acalmam. Para se tratar com florais sempre tem dois caminhos: podem ser tomados pela pessoa de acordo com o seu estado emocional – as farmácias de manipulação têm a cartelinha — ou prescrito pelo terapeuta. No entanto, é muito importante a função do terapeuta, porque ele dá a orientação necessária”, alerta a especialista.

Além do terapeuta floral há psicólogos e médicos que trabalham com a terapia dos florais. Segundo Rosimary, que também trabalha o reiki (técnica japonesa que utiliza as mãos para transferir energia) nos seus atendimentos, a pessoa na terapia conta a sua história de vida, fala de seus medos, dúvidas, influências, etc. “O floral é um veículo para o despertar. Depois disso, eu ofereço as flores e a pessoa faz a sua escolha”, diz

Segundo Rosimary, o floral pode ser tomado em quatro gotas quatro vezes ao dia ou conforme a necessidade da pessoa. Pode ser pingado diretamente na boca ou misturado na água. São 38 os florais de Bach divididos em três grupos. O primeiro é composto de 12 flores, que tratam do temperamento pessoal. O segundo tem sete flores, as auxiliares, e o terceiro é composto de 19 flores, os complementares.

Videoaulas

As videoaulas do Espaço Saúde Sintufrj oferecem exercícios para o corpo e a mente, e estão à disposição de todos os servidores da UFRJ, de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde.

As aulas são ministradas pelos profissionais do Espaço Saúde do Sintufrj – professores de educação física, fisioterapeutas, instrutores de ioga, capoeira e dança. São ministradas práticas de ginástica, circuito, alongamento, meditação e ioga.

Os interessados devem enviar mensagem para o whatsApp do Sintufrj 96549-2330, que será incluído na lista de transmissão da entidade. Não pode esquecer de salvar o número nos seus contatos.

Além do link diário para as atividades do Espaço Saúde, quem faz parte da lista de transmissão do Sintufrj a cada momento é atualizado com informações do interesse da categoria dos técnico-administrativos

 

 

COMENTÁRIOS