Em casa com a Casa da Ciência

Compartilhar:

 

São 25 anos de um aniversário em tempos atípicos. Mas a instituição da UFRJ se reinventa e presenteia o público

 

Ao comemorar 25 anos de existência, a Casa da Ciência da UFRJ presenteia o público ao disponibilizar o blog interativo “Juntos na Casa”, para ser explorado durante o isolamento social. Tem ainda um vídeo de apresentação da Casa. Desde o início do ano, a unidade realiza atividades para marcar a data, mas com a pandemia viral, teve que se reinventar para continuar a levar ciência e conhecimento de forma ampla à população.

A diretora da Divisão de Programas da Casa da Ciência, Fátima Brito observa que realidade virtual para quem trabalha com a difusão popular da ciência e do conhecimento é ainda um desafio para todos:“O grande desafio não é só da Casa da Ciência, mas de centros de ciência que são interativos. É pensar democraticamente como fazer as atividades junto com o público nas redes sociais. É um problema, pois apesar de ser um espaço democrático, nem todos tem acesso à internet. E parte do público não tem acesso ao material que vamos disponibilizar.”

Mas essa preocupação não impede que Fátima fale com entusiasmo a respeito do trabalho desenvolvido pela equipe para não deixar o público órfão no período de isolamento social. “Estamos disponibilizando ao máximo as possibilidades de atividades e de material que já temos na casa, os quais as pessoas possam acessar e interagir”, informa.

A Casa da Ciência é um Centro Cultural de Ciência e Tecnologia da UFRJ, que foi inaugurada em 29 de junho de 1995. A proposta era popularizar a ciência e explorar diversas áreas do conhecimento através de exposições, oficinas, palestras, cursos, workshops, audiovisual e teatro. O seu forte é a realização de uma variedade de atividades interativas e com a pandemia enfrenta o desafio de manter viva essa interatividade somente através das redes sociais.

Essa preciosidade fica na Zona Sul do Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, em uma área de 3 mil m², em meio a muito verde, na Rua Lauro Muller, 3. A entrada é franca. Quando o momento atual em que vivemos passar, vale uma visita.

Juntos em casa… e na Casa

Mesmo com o desafio do distanciamento social e a Casa da Ciência fechada para visitação, a equipe desenvolveu o blog “Juntos na Casa” para manter as atividades mesmo que virtualmente.

É um espaço cheio de arte e ciência com jogos e experiências para fazer em casa mesmo. Acaba virando uma curtição e uma atividade muito gostosa que pode ser feita com amigos, familiares, alunos e professores! |

E ainda traz links interessantes para serem explorados como o de informações sobre a Covid-19 e a popularização da Ciência.
O endereço do blog é https://juntosnacasadaciencia.wordpress.com/

Navegação

O blog é dividido em cinco botões para a navegação:
Bem-vindos é o espaço de apresentação com todas as redes sociais disponíveis e endereço de contato.
Notícias traz informações relevantes para a ciência e para o público como a Covid-19.
Para fazer em casa estão as atividades para realizar no aconchego do lar. Para professores traz materiais para o professor desenvolver com seus alunos.
Publicações tem a produção didática da Casa da Ciência.
Memórias traz aspectos históricos da ciência e conta a trajetória dos 25 anos através de personagens da história e de pessoas que participaram de atividades da Casa da Ciência.

25 anos

Para a comemoração dos 25 anos foi criada a série #ÉFestaNaCasa, que homenageia algumas personalidades que fizeram parte da sua história. Desde o início do ano, a cada mês, um cientista, artista ou personagem conta a sua trajetória e a relação com a Casa da Ciência. Esta série continuará até junho de 2021.

Em junho, no mês de aniversário, a personagem foi Fayga Ostrower, artista plástica, teórica e professora, nascida na Polônia e falecida em 2001. Ela marcou sua passagem pela Casa da Ciência quando em 1999 participou do primeiro ciclo de palestras do “Ciência para Poetas”. Foi um debate animado sobre Ciência, Arte e Cultura, com pessoas de diversas áreas, no evento “Física para Poetas”.

 

COMENTÁRIOS