Profissionais de fundação ligada à Fiocruz reforçam atendimento no HUCFF

Compartilhar:

Está prevista a chegada de 495 profissionais da Fiotec – Fundação de apoio à Fiocruz – contratados com recursos do Ministério da Saúde para atender a demanda de pessoal do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), e com isso reativar leitos de internação para atendimento de pacientes de covid-19. Parte desse pessoal já chegou à unidade.

O fim dos contratos temporários no fim do ano, que foram destinados para atender a demanda durante o pico da pandemia de Covid-19, resultou em redução de pessoal, provocando a diminuição do número total de leitos de internação de 318 para 258 no fim de dezembro.

O hospital já trabalha com recursos humanos mínimos com o afastamento de servidores devido a comorbidades de doenças crônicas, idade acima de 60 anos, gestantes e coabitação com idosos e crianças menores – e aposentadorias.

Já chegaram quase 300 profissionais e o cronograma de abertura progressiva de leitos – para oferta de CTI e Enfermaria Covid – foi iniciado na primeira semana de janeiro. O CTI do 13º andar, por exemplo, já está recebendo os pacientes.  

Nesta segunda-feira, 18, foram abertos os 9 primeiros leitos de CTI no 13º andar. Então, nove pacientes que estão no 8º andar vão subir para essa unidade. E assim, nos próximos dias, leitos de CTI Covid no 8º andar serão liberados, seguindo o cronograma de reabertura de leitos.

Novos leitos

Segundo a assessoria de imprensa do HUCFF, à medida que chegarem mais profissionais, novos leitos serão abertos. Está programado a reativação de mais 25 leitos de CTI, 22 leitos de enfermaria e 12 leitos de emergência. 

A assessoria do hospital informa que a meta da direção do HUCFF é oferecer 45 leitos de CTI e 35 de enfermaria para atendimento de pacientes de covid. Atualmente há 20 leitos de CTI e 16 leitos de enfermaria.

O HUCFF, mais conhecido como Hospital do Fundão, possui atualmente 299 leitos ativos – 47 de CTI e 252 de enfermaria. Destes, 189 estão ocupados, 84 são de clínicas cirúrgicas, uma vez que o hospital mantém sua rotina de cirurgias eletivas, apesar do cenário de pandemia ainda existente. A unidade realiza cerca de 20 cirurgias por dia.

 

 

COMENTÁRIOS