​“A carne mais barata do mercado é a carne negra”

Compartilhar:

Na segunda-feira, 15, a atividade conjunta do Sintufrj, Sisejufe e Coletivo Enegrecer reuniu militantes jovens e veteranas na live que teve como tema “A carne mais barata do mercado é a carne negra: emprego, geração de renda e territorialidade. O evento faz parte da campanha “21 dias de ativismo contra o racismo” do qual as entidades participam. 

Economia solidária, política de cotas, protagonismo das mulheres negras, a luta feminina na periferia e a exploração de mão de obra das periferias foram assuntos discutidos pelas palestrantes. A live está gravada no canal do Youtube do Sintufrj e do Sisejufe e pode ser vista a qualquer hora.

Mulheres atuantes

A jovem militante e coordenadora nacional do Coletivo Enegrecer, Dara Sant´Anna, falou com entusiasmo sobre o protagonismo das mulheres negras e homenageou as lutadoras veteranas: “Somos fruto do que vocês plantaram e conquistaram”.

A vereadora petista Moara Saboia (Contagem/MG) e militante do Enegrecer destacou a importância de existir políticas públicas voltadas para as necessidades sociais e não por interesses políticos. “Temos de estar vigilantes e construir políticas públicas de estado e não de governos”, afirmou.

 “Como já foi dito por Moara não temos como retroceder. Temos, sim, de continuar sempre vigilantes para defender e reforçar essas políticas públicas”, acrescentou a coordenadora do Sintufrj, Noemi de Andrade.

A dirigente sindical expôs sua experiência como moradora na periferia e observou como é importante pautar debates sobre ativismo racial. “A exploração da mão de obra barata nesse sistema capitalista tem que estar na nossa pauta cotidiana”, defendeu Noemi.

A presidente do Sisejufe, Maria Eunice Barbosa, que acompanhou a atividade, parabenizou a todas e agradeceu a bela live proporcionada. 

“Parabéns, grandes e lindas mulheres! E muita gratidão por compartilharem conosco suas vidas, suas energias, suas reflexões e conhecimentos”, parabenizou a presidente do Sisejufe, Maria Eunice Barbosa, ao final da live.

O debate foi mediado pela coordenadora Bethe Fontes, coordenadora do Sisejufe.

CONFIRA O DEBATE NA ÍNTEGRA: 

 

 

 

COMENTÁRIOS