21 Dias Contra O Racismo – Djamila Ribeiro

Compartilhar:

Djamila Ribeiro é nossa homenageada no 11º dia de ativismo contra o racismo. Ela é uma importante voz contemporânea em defesa dos negros e das mulheres.
Filósofa, ativista social, professora e escritora, Djamila corajosamente denuncia a violência e a desigualdade social – principalmente contra negros e mulheres – tão características da sociedade brasileira. E traz à tona o racismo estrutural, que é herança dos tempos da escravidão e que condena, até os dias de hoje, a população negra a um determinado lugar social, com piores índices de desenvolvimento humano e fora dos espaços de poder.
Djamila é mestre em filosofia política pela Unifesp e foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
É autora de O que é lugar de fala (2017), Quem tem medo do feminismo negro? (2018) e Pequeno manual antirracista (2019). Com este último, recebeu o prêmio Jabuti.
Além dos livros publicados, Djamila criou o Selo Sueni Carneiro, que publicou livros de autores negros com preços mais acessíveis.
COMENTÁRIOS