Rio registra o maior número de pedidos de internação de UTI para Covid-19 em toda a pandemia

Compartilhar:

Matéria retirada do site do jornal Extra. 

Exatamente um ano após impor as primeiras medidas restritivas de circulação para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no Rio, o estado registrou nesse domingo 176 pedidos de internação em UTIs na rede pública. Os dados da secretaria estadual de saúde ainda apontam que no sábado foram 168 solicitações, a segunda maior desde o início da pandemia.

Apesar do triste recorde, durante o fim de semana as praias lotaram em toda a cidade do Rio. Neste domingo o município do Rio também registrou o maior número de pessoas internadas com coronavírus em leitos de terapia intensiva na rede pública da capital.Atualmente a taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade do Rio é de 91% e em todo o estado é de 78,8%.

Ao todo na rede SUS do estado, 232 pessoas aguardam transferência para um leito de Covid-19, sendo 171 pacientes graves que precisam de um CTI. Na cidade do Rio, 73 pessoas aguardam em UPAs e emergências uma vaga de internação.

Segundo a secretaria municipal de saúde, 13 pacientes estão em unidades de urgência e emergência esperando uma transferência para um leito de Covid-19 há mais de 24 horas. A SMS informou que apesar da espera, “estão em leitos e recebendo todos os cuidados indicados, até que seja a transferência seja realizada.”

Em nota, a secretaria estadual de Saúde negou que o sistema esteja em colapso no Rio. Segundo a pasta “o colapso ocorre quando a capacidade de atendimento da rede é extrapolada. E este não é o atual cenário da pandemia no estado. ”

Pandemia:Pacientes saem de unidades lotadas do Rio com receitas de remédios sem eficácia contra a Covid-19

Ainda de acordo com o governo estadual, mesmo com municípios estando com 100% dos leitos de UTI ocupados, pacientes podem ser transferidos para outras cidades ou até estados:

“Em fevereiro, a rede SUS do Rio de Janeiro recebeu 79 pacientes de Manaus e Rondônia”, diz trecho da nota.

 

 

 

COMENTÁRIOS