APG UFRJ, DCE UFRJ e SINTUFRJ reivindicam: Revoguem o título de doutor ‘honoris causa’ do ditador Passarinho concedido pela UFRJ

Compartilhar:

Amanhã, dia 20/04, a partir das 9h30, o CONSUNI terá sua sessão extraordinária em que um dos pontos se trata da revogação do título de doutor ‘honoris causa’ do ditador Passarinho, que fora concedido pela UFRJ. As três entidades representativas – APG UFRJ, DCE UFRJ e SINTUFRJ – lançaram hoje essa nota solicitando aos conselheiros que votem pela revogação desse título.

Como diz trechos da nota: “Passarinho NUNCA se arrependeu dos atos. Mesmo após a redemocratização, escrevia artigos enaltecendo a Ditadura Militar, o Golpe de 64 e todos os algozes daqueles e daquelas que deram suas vidas em defesa da democracia. Defendeu que os militares defensores do regime mortos mereciam indenização tanto quanto os militantes políticos mortos pelo regime militar.
É inaceitável que a UFRJ siga titulando aquele que é também responsável pela perda irreparável de vidas e da democracia brasileira. Mais do que nunca é necessária coragem para responder à altura àqueles que insistem em defender o indefensável, garantindo a “reparação moral aos estudantes e professores da UFRJ torturados, mortos e desaparecidos e como resgate da dignidade acadêmica do Conselho Universitário”, conforme apontou relatório da Comissão da Memória e Verdade da UFRJ na ocasião da revogação do título do ditador Médici.

Para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça!
CONSUNI, revogue o título de doutor honoris causa do tenente-coronel Jarbas Passarinho!”

Confira a nota na íntegra aqui.

 

 

COMENTÁRIOS