Balanço da vacinação contra a Covid pela UFRJ

Compartilhar:

A UFRJ se integrou ao esforço de vacinação da Prefeitura do Rio contra a Covid-19 e oferece seu espaço, infraestrutura e voluntários para os postos de vacinação no sistema drive-thru aos sábados, nos campi Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, e  Praia Vermelha, em Botafogo, zona sul do Rio. 

Desde a inauguração do posto de vacinação no Fundão, em 6 de fevereiro, foram aplicadas 1.466 doses de vacinas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde: 1.156 da primeira dose e 310 da segunda dose. O campus faz parte da Área Programática de Saúde (AP 3.1). 

Além dos voluntários da UFRJ — entre estudantes, professores e técnico-administrativos –, a vacinação na universidade também mobiliza as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e enfermeiros da Força Aérea Brasileira.

Na região da AP 3.1, que envolve 28 bairros, entre eles toda a Ilha do Governador, Os Complexos da Maré e do Alemão, reunindo uma população de quase 900 mil pessoas, foram aplicadas desde 20 de janeiro, quando foi iniciada a campanha de vacinação, 150.837 mil doses: 116. 416 mil em Unidades de Atenção Primária (UAPS). Foram vacinados 91.175 mil idosos e 42. 749 trabalhadores da saúde. 

O calendário de vacinação nos postos drive thru segue o oficial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Neste mês estão sendo vacinados como grupo prioritário os idosos e profissionais de saúde com conselho de classe e conforme a faixa etária.

Calendário de vacinação de profissionais de saúde

O calendário de vacinação para os profissionais de saúde entre 50 e 59 anos seguirá em paralelo ao cronograma dos idosos. Eles podem se vacinar em todos os postos, exclusivamente das 13h às 17h. 

Nas etapas anteriores já foram vacinados os profissionais de saúde da linha de frente no combate à Covid-19, os diretamente envolvidos na campanha de vacinação e aqueles com 60 anos ou mais.

Os calendários de vacinação contemplando os próximos grupos prioritários serão divulgados futuramente, conforme novos aportes de vacinas forem chegando ao município.

Vacinação em idosos surte efeitos

A prova de que a vacinação é o método mais eficaz para combater a pandemia é a redução do número de internações e mortes de idosos no Rio de Janeiro.

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, caíram as internações e mortes de idosos com mais de 80 anos, entre janeiro e março de 2021. A campanha de vacinação contra a Covid foi iniciada em janeiro.

Nos meses analisados, a queda foi de 49% nas internações e 44% dos óbitos causados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos acima dos 90 anos. Entre os de 80 anos, a internação caiu 33% e as mortes 22%.

A principal causa analisada é a vacinação das idades prioritárias no estado. O número de idosos vacinados com 80 anos ou mais chegou a 329.062. Até a segunda-feira, 5 de abril, 1.316.104 pessoas tinham sido vacinadas e um total de 374.909 já tinham recebido a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

 

 

COMENTÁRIOS