Dino, Freixo, Dweck e Lara Resende debatem Teto de Gastos no CT

Compartilhar:

O debate organizado pela decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ nesta segunda-feira, 26 de abril, às 10h, sobre o “Teto de gastos e suas consequências”, vai reunir um time de personagens presente na discussão acerca dos destinos do país.

Dois dos debatedores são políticos em ascensão do cenário nacional: o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL).

Dino é citado como alternativa do campo progressista para a disputa pelo Palácio do Planalto em 2022. Freixo é potencial candidato ao governo do Rio de Janeiro.

Dois são economistas: André Lara Resende, que fez parte da equipe que elaborou o Plano Real e integrou o governo de FHC, e Esther Dweck integrou a equipe econômica de Dilma Rousseff.

O teto de gastos (a Emenda Constitucional 95) aprovado em 2016 determinou o congelamento dos investimentos em educação, saúde, ciência, entre outros gastos sociais.

No momento em que o país está mergulhado num cenário devastador, se impõe a discussão de uma lei que estrangula a capacidade de gastos do Estado por 20 anos.

“O Brasil com indicadores ascendentes de fome e desemprego pode conviver com a Emenda Constitucional 95 que congela investimentos em educação, ciência e saúde, entre outros gastos para áreas sociais, e que compromete a segurança alimentar em plena pandemia e depois dela?”, é a provocação âncora da discussão.

O debate terá transmissão ao vivo pelo Facebook.com/ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, e que terá tradução simultânea em libras: https://bit.ly/youtubedoct

 

 

 

COMENTÁRIOS