Trabalhadores da educação serão imunizados

Compartilhar:

A partir do dia 26 de abril, a vacinação para os profissionais da educação vai ser ampliada. Na UFRJ, sejam eles docentes ou técnicos- administrativos, efetivos, contratados ou terceirizados estão incluídos como trabalhadores da educação que integram um dos grupos prioritários que serão imunizados contra a Covid-19 nos meses de abril e maio, de acordo com o calendário da Secretaria Municipal de Saúde. 

Os beneficidos terão que apresentar no momento da vacinação os três últimos contracheques. A Reitoria providenciará o comprovante de atuação na UFRJ para os que não têm contracheque, desde que as respectivas listagens sejam enviadas por ofício à Administração Central pelas entidades ou unidades responsáveis pela contratação.

Orientações

A UFRJ orienta aos seus profissionais que evitem aglomerações e o uso de transporte público para se vacinar, e busquem os postos de imunização mais próximos de suas residências.

Os postos drive thru que funcionam na Cidade Universitária, Ilha do Fundão e na Praia Vermelha, em Botafogo, funcionarão pela última vez este sábado, 24 de abril. Segundo a Prefeitura da UFRJ, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu desativar estes dois postos. 

Já na Uerj, o posto de vacinação funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, em frente à Concha Acústica Marielle Franco.

Faixa etária: 45 a 59 anos

Além de idosos e profissionais de saúde, que já vinham sendo imunizados, começam a receber a primeira dose também os grupos prioritários, distribuídos por idade: além dos trabalhadores da educação, de serviços de limpeza urbana, policiais civis e militares, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros, pessoas com deficiência permanente e aquelas com comorbidades (segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI). Será atendido o público na faixa entre 59 e 45 anos, regressivamente, até 29 de maio.

A imunização no município do Rio começou para os profissionais de educação da ativa que trabalham em unidades municipais, estaduais ou instituições do governo federal, incluindo terceirizados, no dia 17 de abril. 

Confira o calendário

*Profissionais de saúde: Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares. É necessário levar documento original com foto e comprovante dos conselhos de classe. Trabalhadores lotados em hospitais e unidade de urgência e emergência ou que trabalham diretamente na campanha de vacinação deverão receber a vacina na própria unidade.

*Profissionais da Educação: Profissionais na ativa de unidades escolares, da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, Faetec, Cap-UERJ ou instituições federais. Obrigatório apresentar documento oficial com foto e os dois últimos contracheques ou declaração das instituições educacionais contempladas.

Grupos prioritários: Pessoas com comorbidades (lista PNI), deficiência permanente, trabalhadores da saúde, educação, serviços de limpeza urbana e guardas municipais. Os profissionais devem estar na ativa e apresentar os três últimos contracheques, comprovando vínculo com a profissão e local de trabalho, ou declaração assinada do estabelecimento em que atuam (a declaração ficará retida na unidade de saúde). Policiais civis, policiais militares, bombeiros e agentes penitenciários serão vacinados em seus locais de trabalho.

Deficiência permanente: deficiência física; auditiva; intelectual; psicossocial (mental); visual; múltipla (associação de duas ou mais deficiências); transtorno do espectro autista.

 

 

COMENTÁRIOS