Com 98% apurados, Castillo se declara vencedor das eleições no Peru: ‘O povo falou’

Compartilhar:

‘De acordo com o relatório de nossos representantes, já temos a apuração oficial do partido, onde o povo se impôs a esta façanha, a qual saudamos’, disse

REDAÇÃO OPERA MUNDISão Paulo (Brasil) 9 de jun de 2021

O candidato de esquerda Pedro Castillo se declarou vencedor das eleições presidenciais do Peru na noite desta terça-feira (08/06), com base em mais de 98% apurados e nas contagens paralelas feitas pelo Perú Libre, seu partido.

Em declarações em frente ao comitê de campanha, Castillo afirmou que “O povo falou”. “De acordo com o relatório de nossos representantes, já temos a apuração oficial do partido, onde o povo se impôs a esta façanha, a qual saudamos. Por isso, peço também que não caiam na provocação.”

Às 11h da manhã em Brasília, Castillo tinha uma diferença de cerca de 72 mil votos em relação à adversária, a ultradireitista Keiko Fujimori. Em números percentuais, a diferença é de 0,4 ponto. 

Veja como está a apuração das eleições no Peru:

Pelos dados divulgados pelo órgão eleitoral, não é possível saber com precisão quantos votos ainda faltam a ser apurados. Uma projeção aponta há pelo menos 177 boletins de urna ainda a serem contabilizados, mas não se sabe quantas cédulas estão computadas nelas.

A esperança de Keiko de virar novamente a apuração se baseava nos votos do exterior, que vinham em grande proporção a favor da candidata. Mesmo assim, à medida em que a apuração avançou, essa proporção, que chegava a ser de 80 votos para Keiko e 20 para Castillo a cada 100, já caiu para 66 contra 34. 

Contra as expectativas de Keiko, ainda há a questão da abstenção fora no Peru, que bateu 64% (dentro do país, foi de 23%).

Além disso, ainda faltam alguns votos em zonas rurais do país, em especial na região de Cusco, onde Castillo é muito forte (os votos para ele estão entrando na proporção de 83 a 17 a cada 100). Na região, 95,66% das atas já foram processadas e 95,2%, contabilizadas.

Nas áreas em que a candidata da Força Popular é mais forte, a apuração ou está muito avançada – caso de Lima, com 100% das atas processadas e 97,96% contabilizadas -, ou já foi concluída.

Existe uma diferença entre atas processadas e atas contabilizadas. As processadas são as recebidas pelo órgão eleitoral e checadas quanto à validade e outros problemas; as contabilizadas são aquelas que, efetivamente, entram na contagem dos votos.

 

Reprodução/Facebook

 

 

COMENTÁRIOS