Multiplicidade de funções marca trabalho de técnico-administrativo na UFRJ

Compartilhar:

Presentes nos três pilares da universidade – a pesquisa, o ensino e a extensão – o papel do técnico-administrativo na UFRJ é o foco da campanha que o Sintufrj está desenvolvendo e que contará com vídeos, cards eletrônicos, reportagens e banners expostos em alguns pontos dos campi da universidade.

Os vídeos “Os Essenciais – Quem faz a UFRJ” já começaram a ser exibidos nas nossas redes (Facebook, Youtube, Instagram) – com depoimentos de trabalhadores que compartilham suas experiências acadêmicas e administrativas nas múltiplas áreas de funcionamento da universidade.

Técnicas e técnicos expõem o investimento na formação e na dedicação que envolve construir o dia a dia na emaranhada e complexa engrenagem que põe a maior universidade da rede de instituições federais de ensino em operação.
A anatomia do trabalho técnico-administrativo na UFRJ mostra a transversalidade da atuação desses trabalhadores. Estão envolvidos em ações que abarcam o desempenho na rede de hospitais salvando vidas, nas secretarias acadêmicas dando suporte para a infraestrutura dos cursos, nos laboratórios, ações de extensão, enfim, um arco de funções cujo  reconhecimento institucional está longe de refletir.

Outra frente de atuação desse segmento da comunidade universitária reside na participação nos conselhos de unidades e de centros e nos conselhos superiores da universidade. Com a pandemia, a criação de grupos de trabalho (os GTs) organizados para discutir procedimentos na crise sanitária tem tido participação efetiva de técnicos.

O desenho do trabalho técnico-administrativo ganha ainda mais relevância nesses meses de tragédia sanitária. Os depoimentos que estão sendo expostos nos vídeos também captam o sentimento e as dificuldades trazidas pela pandemia.

Confira vídeos:

 

 

COMENTÁRIOS