Artistas entregam abaixo-assinado pelo impeachment de Bolsonaro

Compartilhar:

Em ato virtual nesta quinta-feira, 15, às 14h, foi entregue o manifesto “Artistas e Sociedade Pelo Impeachment” aos líderes das bancadas da minoria e oposição no Congresso Nacional. O documento reúne mais de 30 mil assinaturas de parlamentares, artistas, representantes de movimentos sociais e setores da sociedade civil. 

O encerramento do ato marcou o lançamento oficial do clipe “Desgoverno” da composição de Zeca Baleiro e Joãozinho Gomes. O clipe conta com a participação de mais de 30 artistas, entre eles Aílton Graça, Camila Pitanga, Letícia Sabatella, Marco Ricca Matheus Nachtergaele, Dira Paes, Elisa Lucinda e Zélia Duncan. 

O clipe pode ser visto no endereço https://www.youtube.com/watch?v=tcPVDQUlGr0. Ele anuncia “Mais de 450 mil brasileiros mortos e um presidente que ri da nossa desgraça. Precisamos tirar o genocida do poder”.

Confira trechos do manifesto

“Quando o Titanic afundou, em 1912, a humanidade perdeu 1.500 vidas numa única noite. A catástrofe, por suas gigantescas dimensões, é lembrada até hoje. Já nos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono, em 11 de setembro, perdemos 2.996 vidas. Ambas, catástrofes de repercussão mundial.

Atualmente assistimos, de maneira estranhamente naturalizada a um número maior de perdas diárias. Se pudessem ser enfileirados, os mortos pela COVID-19, apenas no Brasil, formariam um inacreditável corredor capaz de cobrir uma vez e meia a distância entre a Terra e a Lua. Estamos no epicentro mundial da Pandemia e seguimos em clara progressão. Os números do mês de abril ultrapassaram todas as métricas mundiais e a tendência é de piora no quadro. Todos os dias o país afunda, desaba, morre sufocado.

O comandante deste barco que naufraga, e segue em direção aos recifes, tem nome e sobrenome conhecidos: Jair Messias Bolsonaro”.

(…) O descaso e a ineficiência do governo no combate à pandemia são motivo mais do que suficientes para um pedido de impeachment, mas não os únicos. Muitas das ações antirrepublicanas do atual mandatário também devem ser levadas em consideração. A atual condução da política econômica, por exemplo, tem levado milhões de pessoas em estado de vulnerabilidade a buscar formas de sobrevivência nas ruas, sendo expostas à pandemia de forma cruel. Eis a verdade. A política do atual governo as enxerga como pessoas descartáveis.

(…) O presidente da Câmara e os congressistas têm que colocar em discussão imediata o assunto, já que este é o desejo maior de grande parte da sociedade brasileira. 

(…) NOS JUNTAMOS A TODOS OS PEDIDOS DE IMPEACHMENT agora em tramitação no Congresso Nacional. Na certeza de que a representação legislativa cumpra a vontade popular.”

 

 

 

COMENTÁRIOS