Mostra Rio Desaparecido reúne três filmes e debates sobre transformações na urbe carioca

Compartilhar:

LOCAL: VIMEO E YOUTUBE

DATA : 19/07/2021 HORA : 18H VALOR : GRÁTIS

DATA : 20/07/2021 HORA : 18H VALOR : GRÁTIS

DATA : 21/07/2021 HORA : 18H VALOR : GRÁTIS

O Museu Virtual Rio Memórias e a Cinemateca do MAM se uniram para promover a Mostra Rio Desaparecido, em paralelo ao UIA 2021 – 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

 Os filmes estarão disponíveis para serem vistos entre os dias 15 e 20 de julho na plataforma Vimeo do MAM e os debates serão realizados nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês, com transmissão simultânea no www.youtube.com/mamrio e no www.youtube.com/riomemorias

 Serão exibidos três documentários, um deles inédito, e haverá debates com historiadores, arquitetos e cineastas de renome sobre as transformações urbanas ocorridas na cidade. Inédito e histórico, o filme ‘Nossos Soberanos no Brasil’ acompanha a legendária visita dos reis belgas aos trópicos, em 1920.

 Além do documentário supracitado, produzido pelo Service Cinématographique de l’Armée Belge (S.C.A.B.), que faz parte do acervo da Cinemateca Belga, a Mostra Rio Desaparecido vai trazer ao público mais dois filmes com imagens de um Rio que não existe mais: “Crônica da demolição” (2017), dirigido por Eduardo Ades, sobre a controversa demolição do Palácio Monroe, e “O desmonte do monte” (2018), de Sinai Sganzerla, sobre destruição do Morro do Castelo resultando no apagamento do local de fundação da cidade. 

PROGRAMAÇÃO

 QUI 15 – TER 20 JUL / 2021

Assista aos filmes gratuitamente em www.vimeo.com/channels/cinematecadomam

DEBATES SOBRE OS FILMES

 Dia 19 de julho, às 18h | ‘Nossos Soberanos no Brasil’

Filme que retrata a visita da família real belga ao Brasil, entre 19 de setembro e 15 de outubro de 1920, mostrando imagens inéditas do Brasil e do Rio. O filme – realizado em 1920 pela S.C.A.B. – Service Cinématographique de l’Armée Belge – é um documento histórico e praticamente desconhecido do público brasileiro. Nele se pode ver as grandes cidades brasileiras da época (Rio de Janeiro, Petrópolis, Santos, São Paulo e Belo Horizonte), com direito a planos aéreos e recheadas de paradas, desfiles e exercícios militares.

Mediador: Hernani Heffner (Cinemateca do MAM)

Historiadores: Frederico Coelho (PUC Rio)

Arquiteto: Luiz Fernando Janot

 Dia 20 de julho, às 18h | ‘Crônica da demolição’

Ao investigar a controversa demolição do Palácio Monroe, o antigo prédio do Senado Federal no Rio de Janeiro, decretada pelo presidente Ernesto Geisel no período militar, o documentário revela os jogos de poder que determinam os destinos da cidade até hoje.

Mediadora: Livia Baião (Rio Memórias)

Historiador: Antônio Edmilson Martins (PUC Rio e UERJ)

Arquiteto: Nireu Cavalcanti

Cineasta: Eduardo Ades

 Dia 21 de julho, às 18h | ‘O desmonte do monte’

Aborda a história do Morro do Castelo, seu desmonte e arrasamento. O filme é um mergulho em algumas das características específicas do processo de urbanização carioca, como o embelezamento à francesa, a expulsão dos pobres das zonas valorizadas da cidade e a corrupção das elites dirigentes. “O desmonte do monte” fala também como as noções de patrimônio histórico e justiça social passaram ao largo das principais preocupações dos reformadores da cidade.

Mediador: José Quental (Cinemateca MAM)

Arquiteta e Historiadora: Evelyn Furquim (UNIRIO)

Arquiteta: Ceça Guimaraens (UFRJ)

Cineasta: Sinai Sganzerla

 

 

 

COMENTÁRIOS