Quarta é dia de luta nacional contra a reforma administrativa nas ruas e nas redes

Compartilhar:

Faltam 2 dias para ocuparmos as ruas e as redes sociais contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) de Guedes e Bolsonaro. É o #18ADiaDeLuta – Dia Nacional de Lutas e Mobilizações — com atos e protestos em todo o Brasil, junto com a Greve Geral dos servidores federais, estaduais e municipais para barrar a destruição dos serviços públicos essenciais para a população.   

Além de privatizar a prestação de serviços aos brasileiros, a PEC 32 também acaba com a figura do servidor concursado de carreira. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-Al), pretende colocar a proposta em votação no plenário da Casa ainda esse mês.

Pressão nas ruas

A mobilização nacional dos servidores públicos federais, estaduais e municipais contará com o reforço de outras categorias profissionais como bancários, químicos, metalúrgicos, As centrais sindicais e os movimentos sociais também participarão dos protestos desta quarta-feira, 18, para dizer não à PEC 32 e reivindicar mais empregos, vacinas para todos, contra o aumento da carestia de vida e das privatizações das estatais estratégicas para o desenvolvimento do país. 

Além da greve dos servidores onde for possível devido ao trabalho remoto, as manifestações ocorrerão em todos os estados e de todas as formas desde as primeiras horas e durante todo o dia. Serão realizadas assembleias nas entradas e nos locais de trabalho, atos nas ruas, panfletagens em pontos de ônibus, terminais de trem, metrô, faixaços em locais de grande circulação, além de ações como diálogo com a população, paralisações, carreatas e manifestações pelas redes sociais. 

A partir das 15h, estão agendadas manifestações unificadas nos estados. 

No Estado do Rio haverá atos dos servidores em Niterói, Friburgo, Resende, Campos, e Volta Redonda. Em Niterói, a mobilização começa às 9h com ato e panfletagem, em frente ao Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha, no centro da cidade. A organização é da plenária unificada da Educação de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. 

O #18ADiadeLuta no Rio culminará com o grande ato unificado com concentração a partir das 16h na Igreja da Candelária e caminhada pela Avenida Rio Branco em direção à nova sede da Alerj, na Praça Mário Lago, Buraco do Lume. Na concentração e na caminhada haverá agitação e o encerramento será marcado com os discursos dos dirigentes, representantes dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, dos movimentos sociais, das centrais sindicais e dos fóruns de luta do Rio. 

Em Brasília, a manifestação será a partir das 10h, com caminhada pela Esplanada dos Ministérios com destino ao Congresso Nacional. Às 15h, ato com a participação também de movimentos sociais em frente ao Anexo II da Câmara. Em São Paulo, além da capital que tem ato na Praça da República às 15h, haverá mais de 10 atos espalhados pelo estado. E assim se repetirá nos demais estados do país.

Pressão nas redes

Ação paralela é encher a caixa de e-mail e o twitter dos parlamentares, fazer todo tipo de manifestação contrária à reforma administrativa nas redes sociais. A CUT intensifica a campanha “Diga Não à Reforma Administrativa” através da plataforma “Na Pressão”. 

Acesse napressao.org.br e pressione os parlamentares – deputados e senadores – de seu estado para não votar a favor da reforma administrativa. De acordo com levantamento da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, em relação a bancada federal do Rio de Janeiro, 30 deputados estão a favor, seis estão indecisos e 11 são contrários.

Então mande para cada parlamentar a seguinte frase: “Se votar a favor da PEC 32 não terá meu voto em 2022. E ainda vou trabalhar para que não tenha voto de ninguém da minha família e dos meus amigos”.

 

 

 

COMENTÁRIOS