Cidades insones é tema de livro da Editora UFRJ

Compartilhar:

E se ampliássemos a vida urbana para o período noturno? Com essa pergunta o geógrafo Marcos Paulo Ferreira de Góis, autor de Cidades insones: ritmos da vida cotidiana em um futuro próximo, apresenta uma interessante questão sobre o futuro das cidades. O livro será lançado pela Editora UFRJ no dia 23 de setembro, às 17h, com transmissão pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube: https://www.youtube.com/ForumdeCienciaeCulturadaUFRJ. A publicação já está disponível para download gratuito no site www.editora.ufrj.br

Reduzir a rotina de circuitos repetitivos e concentrados, reorganizar a lógica de localização dos polos comerciais e rever as potencialidades e limitações das aglomerações são algumas das proposições de Cidades insones. No livro, autor faz um estudo considerando cidades com outra organização do tempo e do espaço cotidianos e convida o leitor a imaginar alternativas e a conceber novas cidades possíveis, que não dormem e ampliam a experiência urbana ao romper a fronteira entre dia e noite.

Marcos Paulo Ferreira de Góis é professor de Geografia da UFRJ, onde há mais de dez anos pesquisa o tema da vida e da economia noturna de cidades. No debate de lançamento o autor contará com a participação de Ana Marcela Ardila Pinto, professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

 

COMENTÁRIOS