SINTAE UFRJ 2021 – XVI anos do PCCTAE: o que temos agora?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on whatsapp

Fonte: PR4/UFRJ

Em 2021, no dia 7 de setembro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) completou o seu centésimo primeiro ano, tornando-se a primeira universidade do Brasil, instituída pelo Governo Federal. Neste percurso, tivemos docentes, estudantes e técnicos que produziram conhecimentos diversos e um saber que ressignificou as diversas inovações, trazendo a bagagem do reconhecimento através da excelência em ensino, pesquisa e extensão.

Enfatizando a importância de seu grupo de técnicos, temos de aprofundar à política de gestão de pessoal da Universidade, relembrando e focando nos 16 anos do PCCTAE, o Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação, que nos conduziu para novos caminhos profissionais numa grande evolução e permitindo que alcançássemos outros voos, nos alicerçando na área em que pertencemos, a Educação Superior.

O Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos em Educação, instituído pela Lei 11.091/2005, trouxe em seu bojo a valorização do trabalho dos servidores técnicos administrativos, institucionalizando os seus processos de desenvolvimento na carreira, proporcionando ações que viabilizam a formação profissional no que tange a implantação de políticas de capacitação, com vistas à qualificação do servidor, como também, a avaliação de desempenho de forma de dar subsídios ao planejamento institucional.

Ao longo dos seus dezesseis anos, é oportuno trazer à tona o debate sobre a Carreira dos Técnicos Administrativos com um olhar para o que foi alcançado, quais lacunas ficaram em aberto e quais caminho a seguir.

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ em conjunto com a Superintendência de Planejamento, por meio da Coordenação de Políticas de Pessoal e da cooperação e operacionalização da Assessoria de Projetos, consolidando esse espaço para a construção, reflexão e práticas das rotinas diárias e dos processos de trabalho que abarcam as múltiplas áreas, e como contribuição para o desenvolvimento e crescimento profissional dentro das universidades e dos institutos federais de ensino, público e gratuito.

O Seminário de Integração dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (SINTAE), na sua 9ª edição, através da Pró-Reitoria de Pessoal (PR4) e em comemoração ao Plano de Carreira dos Técnico Administrativos em Educação/PCCTAE, apresenta como tema central, XVI anos do PPCTAE: o que temos agora?

O IX SINTAE UFRJ receberá inscrições e submissão de trabalhos em nível nacional, com a finalidade de compartilhar o conhecimento técnico-científico e as experiências profissionais e sociais dos servidores técnicos das IFES e instituições públicas de ensino superior de todo o país. Sendo que, por conta da COVID 19, a PR4, manterá o evento de forma virtual, respeitando os protocolos determinados pelas autoridades em saúde pública.

Realização: 29/11 a 03/12/2021

Submissões de trabalhos e inscrições de autores: 27/09 até 15/10/2021

Análise dos pareceristas: 18/10 a 22/10/2021

Divulgação dos trabalhos aprovados: 25/10 a 19/11/2021

Inscrições de ouvintes: 03/11 a 19/11/2021

Site: www.sintae.pr4.ufrj.br

Contato: sintae@pr4.ufrj.br

 

 

COMENTÁRIOS