A terra sem mal: uma saga Guarani é tema de novo livro da Editora UFRJ

Compartilhar:

A Editora UFRJ lança A terra sem mal: uma saga Guarani, do antropólogo Rafael Mendes Júnior, na quarta-feira, 27 de outubro, às 17h, com transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/c/EditoraUFRJ.  O livro já está à venda no site da Editora e nas lojas da Livraria da Travessa.

Resultado de quase dois anos de trabalhos de campo do antropólogo ao longo de quinze anos de convivência com os Guarani, o livro relata o cotidiano vivido atualmente por esse povo em aldeias localizadas em duas regiões distintas: o sul fluminense e o norte do país, especificamente o sudoeste do Pará, e o noroeste do Tocantins.

O autor também faz uma descrição inédita da saga de um grupo guarani que na década de 1930 partiu da fronteira do Paraguai com o Brasil em busca da terra sem mal, onde se pudesse viver plenamente, e que, entre as décadas de 1980 e 1990, se fixou no Pará e no Tocantins. O relato dá voz àqueles que fizeram parte da migração desde seu início e a seus descendentes.

As relações com espíritos, deuses, o tema da morte e seus rituais fúnebres, migrações guiadas por xamãs, nominação, casamentos interétnicos e a conversão de uma parcela deste grupo ao cristianismo evangélico pentecostal estão entre as questões etnológicas desenvolvidas ao longo de 430 páginas por Rafael Medes Júnior, que aprendeu a língua Guarani nas aldeias onde realizou suas pesquisas.

Durante a live de lançamento o autor, que atualmente é pesquisador no programa de Pós-Graduação em História da UFF, debaterá o tema do livro com as antropólogas Elizabeth Pissolato (UFJF)  e Valéria Macedo (UNIFESP).

 

 

 

 

COMENTÁRIOS