Alertas da coordenadora do GT Pós-Pandemia

Compartilhar:

Fátima Bruno, superintendente de Planejamento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3) e coordenadora do GT Pós-Pandemia, recomendou à comunidade universitária que fique atenta ao posicionamento da  UFRJ, “que está sempre se pautando por critérios técnicos e científicos e tendo todo cuidado para que o retorno presencial ocorra de forma planejada”. 

“Acho que as aulas teóricas não voltam agora. No meu ponto de vista deveriam voltar em abril (2022), tal como a universidade vem se posicionando (apenas as aulas práticas estão previstas para retornarem presencialmente em novembro), para dar tempo de organizar tudo com calma. Concordo com tudo que vem sendo planejado pela administração superior”, disse ela.

Diretrizes para o retorno seguro

Segundo Fátima Bruno, as diretrizes para o retorno das atividades presenciais em elaboração pelo Grupo de Trabalho para Planejamento do Retorno Gradual, estão quase prontas. “Estamos fazendo ainda alguns ajustes e depois vai para o ar”, contou. Ela não deu prazo preciso, mas antecipou que a expectativa para a publicação ocorrerá o mais breve possível.  

As diretrizes para o retorno presencial se baseiam nas diretrizes  para o retorno das aulas práticas e no Plano de Biossegurança da universidade, e as unidades fazem seu plano local de retorno. As unidades também podem usar o aplicativo Espaço Seguro UFRJ em  relação ao risco de contágio (no site https://espacoseguro.ufrj.br/) .

“Na minha forma de pensar, se tiver a volta, vai ser gradual. Não será com todos juntos, de qualquer jeito”, avaliou a coordenadora do GT Pós-Pandemia da UFRJ, ponderando que, neste cenário de pandemia constantemente mutável, é necessário repensar constantemente a estratégia. Ela acrescentou que é preciso cuidado quando, por exemplo, autoridades insistem em desobrigar o uso constante de máscaras, mesmo os cientistas sendo taxativos sobre a necessidade ainda desse tipo de proteção por conta do  risco de disseminação de variantes e recrudescimento da pandemia.

 

Foto: Ana Marina Coutinho (Coordcom/UFRJ)

 

 

COMENTÁRIOS