NOTA DE REPÚDIO À INVASÃO DO PINEL

Causa arrepios a invasão do Instituto Philippe Pinel protagonizada pelo vereador Gabriel Monteiro. Em um verdadeiro show de horrores, Monteiro utilizou como pretexto uma “visita de inspeção” e, abusando da truculência, invadiu a instituição psiquiátrica, assediando trabalhadores, expondo pacientes, provocando aglomeração em setores exclusivos para o tratamento de covid-19 e, inclusive, tumultuando enfermarias onde encontravam pessoas em crise e com transtornos graves. Para piorar, Monteiro encontrava-se armado e acompanhado de capangas que vestiam uma espécie de farda.

É inadmissível que um vereador se utilize do cargo para desrespeitar uma instituição de referência às vésperas do Dia Mundial da Saúde. Monteiro mostra seu desprezo pelo SUS, pelos servidores públicos e pelas mais de 600 mil vítimas da pandemia.

O Sintufrj repudia a atitude criminosa do vereador Gabriel Monteiro e se solidariza com os trabalhadores e usuários do Instituto Philippe Pinel. Atitudes autoritárias e que flertam abertamente com o fascismo não podem ser toleradas. Exigimos que Monteiro responda pelas suas atitudes que configuram explícita quebra de decoro.

Sintufrj – Gestão Ressignificar