Obra analisa a política externa dos governos Lula e Dilma

Compartilhar:

 

Sul Global e integração regional: a política externa brasileira (2003-2016), organizado pela professora Ingrid Sarti, é o novo lançamento da Editora UFRJ, na quinta-feira, 7, às 17h, com transmissão pelo canal do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ no YouTube: https://www.youtube.com/ForumdeCienciaeCulturadaUFRJ. O livro já está à venda no site da Editora e nas lojas da Livraria da Travessa.

A coletânea é resultado das contribuições de jovens intelectuais formados pelo Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional da UFRJ, orientados pela professora de Ciência Política, Ingrid Sarti. Os artigos abordam, sob diferentes ângulos, o projeto autonomista associado ao desenvolvimento econômico e social que caracterizou a política externa brasileira no período dos governos Lula e Dilma Rousseff (2003/2016).

Ao analisarem os avanços e obstáculos da política externa brasileira, no período dos governos Lula e Dilma Rousseff, os ensaios refletem não só os avanços, mas também as vulnerabilidades estruturais que não puderam ser solucionadas pelos governos progressistas.

Essa coletânea não pretende esgotar assunto tão apaixonante e desafiador, a proposta é esclarecer conceitos e temas e, ao mesmo tempo, convidar o leitor para ampliá-los e aprofundá-los, contribuindo para o conhecimento cada vez maior da realidade e, consequentemente, para o aperfeiçoamento dos processos sociais.

Debate

Durante o lançamento a professora Ingrid Sarti debaterá o tema do livro com alguns dos autores e com os convidados José Renato Vieira, professor do Instituto Latino-Americano de Economia, Estado e Sociedade (Ilaesp) e do Programa de Pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina, da Universidade Federal de Integração Latino-America ((Ical/Unila), Williams Gonçalves, professor da Uerj e do curso de doutorado em Relações Internacionais da Universidad Nacional de Rosario (Unir), na Argentina, e Marcos Costa Lima, professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco. A mediação será de Glauber Cardoso Carvalho, professor dos Departamentos de Ciências Econômicas e de Relações Internacionais da Universidade Estácio de Sá.

 

 

COMENTÁRIOS