Radioterapia do HUCFF celebra Outubro Rosa

Compartilhar:

O Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) promove na terça-feira, 26, das 9h às 16h, evento para as pacientes que fazem tratamento de radioterapia na unidade. Palestras esclarecedoras, música e sorteios constam da programação.

É o segundo ano do evento, que integra o Projeto Humanização do Serviço de Radioterapia. O objetivo é orientar as pacientes para a prevenção do câncer de mama. Dele participarão também as pacientes do Serviço de Oncologia, as que já fazem tratamento e as que vieram pela primeira vez à consulta e descobriram a doença.

“Nossa motivação é fazer com que a paciente se sinta abraçada por nós em um momento tão difícil pelo qual está passando. Nem todas têm o apoio dos familiares. Então, quando percebemos que isso está acontecendo, as abraçamos no sentido da palavra e passamos o dia com elas. O Projeto Humanização é formado por uma equipe multiprofissional. Temos enfermeiras, técnica de enfermagem, técnico-administrativo e contamos com o apoio de psicólogo e assistente social”, explica a coordenadora do evento, a assistente em administração Cláudia da Silva Ramalho.

Doações – O Serviço de Radioterapia solicita a colaboração de todos que possam doar 1 quilo de alimento não perecível para a montagem da cesta básica para as pacientes da unidade. Com a pandemia, o desemprego atingiu muitas famílias, e isso dificulta o tratamento dessas mulheres. As doações dos servidores devem ser entregues no setor, no subsolo do HUCFF, próximo à Tomografia. Quem não puder entregar pode ligar para a Radioterapia no telefone 3938-2140 que o serviço providenciará a retirada.

Programação

A abertura do evento, às 9h, será feita pelo chefe do Serviço de Radioterapia, Paulo Cesar Canary. Ele e os demais palestrantes falarão justamente da importância da prevenção do câncer de mama, o autoexame e a necessidade da persistência no tratamento quando diagnosticada a doença. Logo depois da abertura haverá homenagem as pacientes que terminaram o tratamento.

9h – Abertura do Evento – Paulo Cesar Canary

9h30 – Homenagem as pacientes que terminaram o tratamento

10h – Participação musical

10h30 – Palestra enfermeira Claudia (Oncologia)

11h – Participação Musical

11h30 – Palestra Dr Jackes Bussines (Oncologista)

12h – Participação Social /Sorteio

Tarde 

13h30- Atração Musical

14h – Palestra Dra Marcia Cristina Coutinho (Radioterapeuta)

14h30 – Sorteios

15h – Palestra Janete Duarte Bastos (Serviço Social) / Dra Layze Macedo (Psicologia)

15h30 – Sorteios

16h – Encerramento

 

CLÁUDIA RAMALHO, coordenadora do evento, e integrante da equipe
EQUIPE da Enfermagem da Radioterapia na primeira edição do Outubro Rosa, em 2020
RAFAELA CASTRO, Vanessa Pinheiro e Virgínia Paz – profissionais da Radioterapia

 

COMENTÁRIOS