Lula tem 56% dos votos válidos e vence no 1º turno, aponta pesquisa Genial Quaest

Compartilhar:

Se a eleição para Presidência da República fosse hoje, Lula teria 48% dos votos contra 21% de Bolsonaro, 8% de Moro, 6% de Ciro e 2% de Doria

Publicado: 10 Novembro, 2021/ Escrito por: Redação CUT

RICARDO STUCKERT

Se a eleição fosse hoje, o ex-presidente Lula venceria a corrida para a Presidência da República com 48% dos votos, o que equivale a 56% dos votos válidos, de acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (10).

O atual presidente, Jair Bolsonaro, tem 21% das  intenções de voto. O ex-ministro do governo Bolsonaro Sérgio Moro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por parcialidade nos processos contra Lula, seria o terceiro colocado, com 8%. Em seguida viriam, Ciro Gomes (PDT-CE), com 6%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), 1%. Felipe d’Avila (Novo) não pontuou. Os votos brancos, nulos e indecisos totalizaram 14%.

Em um segundo cenário, onde a disputa seria com o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), Lula também lidera com 47%, seguido por Bolsonaro (21%). Em seguida,estão Sergio Moro (8%); Ciro Gomes (7%); Rodrigo Pacheco (1%) e Eduardo Leite (1%). Felipe d’Avila não pontuou. Os votos brancos, nulos e indecisos também somaram 14% do eleitorado. 

Lula lidera em todo o país

Lula lidera as intenções de voto contra Bolsonaro em todas as regiões do país com uma distância de  47% no Nordeste e 8% no Centro-Oeste, região que registra a menor diferença. 

No levantamento espontâneo, onde os nomes dos candidatos não são mostrados para os entrevistados, o ex-presidente Lula registra  29% das intenções de voto, 7 pontos percentuais a mais do que o apontado no levantamento anterior, realizado em outubro. Jair Bolsonaro caiu um ponto e aparece com 16%. Dizem que não pretendem votar em ninguém 4%. Citam outros nomes 2%, e Ciro marca 1%.

Na pesquisa estimulada, Lula venceria em todas as regiões do país. O  melhor desempenho se dá no Nordeste: 60%, seguido por Norte (57%), Sul (45%), Sudeste (42%) e Centro-Oeste (34%).

Já Bolsonaro, teria 26% no Centro-Oeste; 25% no Sudeste; 22% no Sul; 18% no Norte; e 13% no Nordeste.

Lula também vence num eventual 2º turno

Lula também venceria todos os demais candidatos  em um eventual segundo turno.

No primeiro cenário, com 57% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro.

Caso disputasse com Moro, Lula teria 57% das intenções de voto, contra 22% do ex-juiz.

A pesquisa ouviu 2.063 entrevistados entre os dias 3 e 6 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Conhecimento e rejeição

Ao cruzar os dados sobre o conhecimento e a rejeição dos brasileiros aos candidatos, a pesquisa mostrou que Bolsonaro é o mais rejeitado, seguido po Moro, Doria e Ciro. No ranking negativo, Lula é apenas o quinto colocado e o que conta com o maior  percentual dos que pretendem votar nele.

Bolsonaro – 67%: conhecem e não votariam; – 18%: conhecem e votariam; – 12%: conhecem e poderiam votar; – 02%: não conhecem.

Moro – 61%: conhecem e não votariam; – 05%: conhecem e votariam; – 19%: conhecem e poderiam votar; – 14%: não conhecem.

João Doria – 58%: conhecem e não votariam; – 02%: conhecem e votariam; – 15%: conhecem e poderiam votar; – 24% não conhecem.

Ciro Gomes – 53%: conhecem e não votariam; – 04%: conhecem e votariam; – 22%: conhecem e poderiam votar; – 19%: não conhecem.

Lula – 39%: conhecem e não votariam; – 39%: conhecem e votariam; – 19%: conhecem e poderiam votar; – 01%: não conhecem.

Rodrigo Pacheco – 36%: conhecem e não votariam: – 01%: conhecem e votariam; – 06%: conhecem e poderiam votar; – 56%: não conhecem.

Eduardo Leite – 29%: conhecem e não votariam; – 02%: conhecem e votariam; – 08%: conhecem e poderiam votar; – 59%: não conhecem.

Luiz Felipe Dávila – 20%: conhecem e não votariam; – 01%: conhecem e votariam; – 04%: conhecem e poderiam votar; – 75%: não conhecem.

Com informações do UOL e da CNN.

 

 

COMENTÁRIOS