Lula lidera e pode ganhar no 1º turno, confirma pesquisa CNT/MDA

Compartilhar:

Resultado de levantamento coincide com números de pesquisa divulgada pelo Ipec na última terça-feira (14)

Petista tem 51% dos votos válidos na disputa pela Presidência da República em 2022, segundo levantamento – Mídia NINJA

Uma pesquisa feita pela Instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgada nesta quinta-feira (16), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia ganhar no primeiro turno se as eleições presidenciais de 2022 fossem hoje, com 50,6% dos votos válidos.

O resultado de levantamento coincide com números de pesquisa divulgada pelo Ipec na última terça-feira (14). O estudo também aponta possibilidade de vitória de Lula no 1º turno.

Clique aqui para fazer o download da íntegra da pesquisa.

Considerando os brancos, nulos e indecisos, o petista soma 42,8%, superando o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 25,6%, o ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro (Podemos), com 8,9%, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 4,9%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 1,8%.

Intenções de voto no 1º turno da eleições presidenciais de 2022, segundo CNT/MDA / Reprodução

Luiz Felipe D’Ávila (Novo) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), têm menos de 1% das intenções de voto. Os eleitores que disseram que votarão em branco, nulo ou que estão indecisos correspondem a 15,3%.

Em relação ao levantamento anterior feito pela mesma empresa, em julho, o único pré-candidato que variou acima da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais, foi Moro. Ele tinha 5,9% e chegou a 8,9% na nova pesquisa.

Na pesquisa espontânea, Lula tem 30,1% e Bolsonaro, 20,1%. Moro e Ciro tem 1,9% cada, enquanto os outros postulantes não marcam mais de 1%. Nesse cenário, são 37,4% os que se definem como indecisos.

A CNT/MDA também testou cenários de segundo turno. Lula venceria todos os candidatos, sendo a disputa com Bolsonaro a mais acirrada: 52,7% para o petista contra 31,4% para o atual presidente. Em um cenário Lula x Moro, os percentuais de intenção de voto são, respectivamente, 50,7% a 27,4%.

Intenções de voto no 2º turno da eleições presidenciais de 2022, segundo CNT/MDA / Reprodução

O levantamento foi realizado de 9 a 11 de dezembro. Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Edição: Anelize Moreira

 

 

 

COMENTÁRIOS