STF derruba medida do governo e mantém exigência de vacina nas universidades 

Compartilhar:

Dois dias após a medida negacionista do governo que suspendia a exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19 nas universidades federais, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou a medida na semana passada.  

Na decisão, o ministro ressaltou que a saúde é um dever do Estado. “Nunca é demais recordar que a saúde, segundo a Constituição, é um direito de todos e um dever irrenunciável do Estado brasileiro, garantido mediante políticas públicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, cujo principal pilar é o SUS”, determinou Lewandowski. 

Na UFRJ, nota da reitoria disse que não iria cumprir da determinação do governo. “A UFRJ continuará exigindo a comprovação do esquema vacinal contra a covid-19 para acesso aos espaços da Universidade, considerando os termos da Resolução nº 15/2021, do Conselho Universitário (Consuni) – órgão máximo da UFRJ –, e da Portaria nº 9.100/2021, da Reitoria, ouvindo sempre o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 e o Grupo de Trabalho Multidisciplinar sobre o Pós-Pandemia Covid-19 da UFRJ”. 

COMENTÁRIOS