8 de Março as mulheres vão às ruas em luta contra Bolsonaro

Compartilhar:

Neste ano de 2022 as mulheres estarão à frente das ações para varrer do cenário político Jair Bolsonaro e tudo o que ele representa. E já começa com a organização do Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, as mobilizações que culminarão com a Marcha das Margaridas, em agosto de 2023.

“Pela vida das mulheres, Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem Fome!” é o lema do 8 de março/2022. Sob esse lema as mulheres e organizações feministas engajadas na Campanha Nacional Fora Bolsonaro e a Marcha Mundial das Mulheres (movimento feminista internacional) vêm trabalhando na construção das mobilizações.  

Inscreva-se!

“Uma grande mobilização vem sendo construída para ocupar redes e ruas no Dia Internacional de Luta das Mulheres! Vamos juntas!”, conclama o movimento feminista em sua página no Facebook. Uma Plenária Nacional (virtual) de Mulheres para organizar o 8 de março ocorrerá dia 21, segunda-feira, às 18h30. Para participar, é necessário se inscrever. O formulário para inscrição já está disponível: https://forms.gle/JKc7m1jtLdhwLeFNA

Marcha das Margaridas

As mulheres da cidade, do campo e das florestas já iniciaram a construção da 7ª edição da Marcha das Margaridas, que está prevista para ser realizada em agosto de 2023. Entre os dias 8 e 9 de fevereiro, na sede da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras familiares) ocorreu a segunda reunião preparatória desta que é a maior ação protagonizada por mulheres na América Latina. 

Para esse encontro, as mulheres optaram pela modalidade presencial, seguindo todos os protocolos de segurança e com a testagem de todas as participantes a partir de uma parceria com a Fiocruz. Dessa reunião foi decidido que as mulheres trabalhadoras que constroem a Marcha das Margaridas, vão seguir em luta para derrotar o projeto fascista hoje representado por Jair Bolsonaro.

“Discutimos bastante sobre as eleições. Nós, mulheres, precisamos incidir fortemente no processo eleitoral com todas as nossas forças. O nosso objetivo é que as reflexões presentes na Plataforma Política da Marcha das Margaridas estejam presentes nos programas de governo das candidatas e candidatos, e que possamos eleger candidatas(as) do campo popular e ampliar a representação das mulheres nos espaços de poder”, ressaltou a secretária de Mulheres da Contag e coordenadora geral da Marcha das Margaridas.

O lançamento nacional da próxima Marcha das Margaridas será em agosto de 2022, um ano antes da realização. Além disso, ao longo de 2022, a partir de 8 de março, serão realizadas chamadas da 7ª Marcha das Margaridas em todos os eventos e ações promovidas pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, bem como nas atividades realizadas pelos movimentos sociais e organizações parceiras.

Essa mobilização almeja um projeto que garanta não só a retomada de políticas públicas voltadas para as mulheres do campo, da floresta e da cidade, a reconstrução dos direitos sociais, a retomada da economia, a geração de emprego e o combate à miséria. 

Para Mazé Morais, iniciar o processo de construção da Marcha das Margaridas ainda este ano é importante pela força de mobilização que a Marcha apresenta. 

“Após um período de quase dois anos dentro de casa, sem acesso à internet, em um cenário de desmobilização, estimular a Marcha é uma maneira potente de acordar a mulherada pra luta porque ela acende a chama da esperança das Margaridas que estão nos seus territórios. Iremos construir uma Marcha forte, resistente, como uma frente ampla contra esse retrocesso político que vivemos dia a dia.”

Informações site da Contag

 

 

COMENTÁRIOS