Cobrada, reitora garante que proposta do GT será encaminhada aos conselheiros e que será apreciada pelo Consuni

Compartilhar:

Nesta quinta-feira, 10, na primeira sessão do ano do Conselho Universitário (Consuni), a reitora Denise Pires foi cobrada pela  representante técnico-administrativa e coordenadora do Sintufrj, Joana de Angelis, pelo trabalho externo ainda não ter sido regulamentado na UFRJ – conforme compromisso assumido pela reitora na última sessão extraordinária do colegiado. 

Joana coordenou o grupo de trabalho criado pelo Consuni (GT Trabalho Externo) para propor uma alternativa à IN 65 – instrução normativa do governo federal que regulamenta o teletrabalho no serviço público. Em outubro de 2021, o GT entregou à Reitoria o documento, mas até agora ele não foi incluído na pauta do colegiado. 

Outra reivindicação da dirigente foi para que todos os conselheiros tomassem conhecimento do documento do GT Trabalho Externo, possibilitando que a proposta à IN 65 circulasse por toda a UFRJ permitindo a ampliação do debate na comunidade universitária a respeito do tema.  

“Nós, técnico-administrativos, deliberamos como prioridade a reorganização do nosso trabalho na universidade, que pressupõe não só a regulamentação do trabalho externo, mas também a retomada da discussão do trabalho ininterrupto com jornada de 30 horas semanais e seus encaminhamentos; o combate ao assédio moral; a inclusão de políticas – por exemplo de acessibilidade –, que garantam a prestação de serviços com qualidade para a sociedade, como também qualidade de vida para todos os trabalhadores da instituição”, disse a conselheira e dirigente sindical. 

Resposta 

Denise Pires se comprometeu a enviar a proposta do GT Trabalho Externo à Secretaria do Conselho ao fim da sessão, para que fosse encaminhada aos conselheiros. A reitora informou que o  documento já estava com a Procuradoria, e esperava que, após análise da Comissão de Legislação e Normas, ainda nas primeiras reuniões deste ano fosse à apreciação do pleno do Consuni. “É um compromisso que nós pretendemos cumprir”, afirmou ela. 

 “Como representante dos técnicos-administrativos no Consuni e coordenadora do GT que elaborou a proposta de regulamentação do trabalho externo, continuarei atenta para que o documento seja levado ao plenário o mais breve possível, atendendo a demanda e as expectativas da nossa categoria”, falou Joana.

 

 

COMENTÁRIOS