Com 45% das intenções de voto, Lula pode vencer no 1º turno, revela pesquisa

Compartilhar:

De acordo com pesquisa Genial/Quaest, o ex-presidente tem mais intenções de voto do que a  soma de seus possíveis adversários e alcançaria  47% e 43% dos votos contra entre de 44% a 40% dos demais candidatos

Publicado: 9 Fevereiro, 2022 – Escrito por: Redação CUT

FOTO: RICARDO STUCKERT

O ex-presidente Lula (PT) lidera as intenções de voto para a Presidência da República e pode vencer a eleição deste ano no primeiro turno, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (9).

Do total de eleitores entrevistados, 45% declararam intenção de votar em Lula. Em segundo lugar vem o presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 23% das intenções de voto.

Mais distantes ainda estão o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), ambos com 7% das intenções de voto; o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o deputado federal André Janones (Avante-MG), com 2% cada. Já a senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem 1%.

Com 45% das intenções de voto, Lula supera a soma de seus possíveis adversários. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais, Lula teria entre 47% e 43% das intenções de voto, e os adversários, somados, ficaram entre 44% a 40%.

Confira aqui a íntegra da pesquisa. 

Segundo turno

Nas cinco simulações de segundo turno, Lula ganha de todos os demais pré-candidatos.

Simulação 1

Lula 54% contra 30% de Bolsonaro

Simulação 2

Lula 52%, Moro 28%

Simulação 3

Lula 51%, Ciro 24%

Simulação 4

Lula 55%, Doria 16%

Simulação 5

Lula 56%, contra Janones, que alcança apenas 14% das intenções de voto.

Escolha de voto é definitiva

A Quaest também perguntou aos entrevistados o quanto a escolha de voto é definitiva. Quase 6 em cada 10 eleitores (58%) consideram sua decisão tomada, ante 40% que não descartam mudança caso algo aconteça.

Dos eleitores do atual presidente, 65% disseram que a decisão é definitiva, ante 35% que afirmam que podem mudar a inteção de votno caso ocorra algo inesperado.

Já entre os apoiadores do petista, a consolidação é ainda maior: 74% disseram que é uma escolha definitiva, enquanto 25% não descartam mudar.

Bolsonaro é reprovado pela maioria

51% dos entrevistados reprovam a gestão pessoal de Bolsonaro. No Nordeste é onde a avaliação alcançou o maior indice (61%). Entre as mulheres, o índice de reprovação é de 54% contra 48% entre os homens.

54% dos católicos e 37% dos evangélicos também avaliam mal a gestão de Bolsonaro.

53% consideram o governo “pior do que esperavam” e desaprovam todos os temas perguntados no questionário, como combate à corrupção, redução da violência, combate à Covid-19 e ações para frear a inflação que, este mês, bateu mais um recorde e é a maior para janeiro em seis anos.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa Genial Investimentos e a Quaest Consultoria ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, de quinta a domingo último (3 a 6).

A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%.

A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral e protocolada sob o número BR-08857/2022

 

 

 

COMENTÁRIOS