Dia dos Livros Vermelhos: jornada celebra 174 anos do Manifesto Comunista; saiba mais

Compartilhar:

Evento acontece entre os dias 14 e 21 de fevereiro e será promovido em diversas parte do mundo

Redação/Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 16 de Fevereiro de 2022

Entre os dias 14 e 21 de fevereiro acontece a Jornada do Dia dos Livros Vermelhos, promovida em diversas partes do mundo e por editoras, partidos, sindicatos e instituições de esquerda. No Brasil, a Editora Expressão Popular, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social impulsionam a iniciativa. A primeira edição do evento aconteceu em 2020.

A jornada tem como objetivo estimular a leitura e o estudo de livros que tratam sobre temas essenciais para a esquerda, como classe trabalhadora, formas de opressão, comunismo e capitalismo.  

Um exemplo de “livro vermelho” é o Manifesto Comunista, publicado em 21 de fevereiro de 1848 por Karl Marx e Friedrich Engels, fruto de debates coletivos da Liga dos Comunistas. “Desde então são inumeráveis os livros vermelhos que foram escritos e publicados para compreendermos a realidade e transformá-la”, afirma a Associação Internacional de Editoras de Esquerda em nota. 

A associação “convoca todas organizações, sindicatos, movimentos, partidos e pessoas empenhadas em construir uma sociedade livre da exploração entre os seres humanos a fazer deste dia uma grande celebração ao conhecimento acumulado pela classe trabalhadora ao longo de sua trajetória de lutas e conquistas”. 

Para Olívia Carolino, economista do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, “a importância de comemorar esse livro é manter vivo esse legado e a tradição de um movimento internacionalista de luta contra o capital. O que a gente propõe é uma semana de estudo em torno desse 21 de fevereiro para a gente ler, estudar e reservar espaços nas nossas agendas de luta para refletir sobre o significado e a atualidade do Manifesto Comunista na nossa realidade”.  

Sugestões de atividades 

Organizar estudos coletivos com sua comunidade sobre algum livro vermelho; 

Projetar trechos de livros vermelhos em prédios nas cidades; 

Organizar aulas públicas sobre a luta da classe trabalhadora; 

Colar cartazes em sua cidade com trechos de algum livro vermelho; 

Realizar leituras coletivas, encenações e afins de livros vermelhos em lugares históricos importantes para a classe trabalhadora no dia 21/2. 

Campanha nas redes sociais 

Gravar e divulgar pequenos vídeos com a leitura de algum livro vermelho; 

Incentivar as pessoas a postar quais seus livros vermelhos favoritos com a hashtag #diadoslivrosvermelhos2022; 

Criar desafios para que as pessoas postem trechos de livros vermelhos com a hashtag #diadoslivrosvermelhos2022; 

Postar nas redes sociais qual o primeiro livro vermelho que você leu e utilizar as hashtags #diadoslivrosvermelhos2022; 

Convidar pessoas de referência no local para que escrevam ou falem sobre livros vermelhos que foram importantes para elas. 

Edição: Vivian Virissimo

 

 

COMENTÁRIOS