Ebserh: ‘Acreditar em carta branca é ingenuidade’, diz dirigente

Compartilhar:

Ao ser cobrada para explicar no Conselho Universitário, na sessão desta quinta-feira, 10, sobre como andavam as negociações da UFRJ com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), pela conselheira e coordenadora do Sintufrj, Joana de Angelis, a reitoria informou que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, a convocou em Brasília, no início de fevereiro, quando lhe disse que “deu carta branca para que o presidente da Ebserh negocie com a UFRJ”. 

A coordenadora-geral do Sintufrj, Gerly Miceli, lamentou as declarações de Denise Pires: “Nossa opinião é que acreditar nessa carta branca é, no mínimo, ingenuidade. Se o general negociar algo além das firulas que podem ser negociadas e que modifique o conteúdo do contrato de adesão padrão com as instituições, isso gerará um conflito de governabilidade da Ebserh junto às universidades onde os contratos já foram firmados”.  

 “Então”, acrescentou a dirigente, “não acreditamos que essa carta branca que o ministro deu mude substancialmente o contrato da Ebserh com a UFRJ. Continuaremos lutando para que a universidade não faça essa adesão pelos motivos que sempre apontamos”. 

Entre os motivos apontados por Gerly estão os inúmeros ataques do governo Bolsonaro às universidades públicas e ao serviço público. Os perigos do militarismo, autoritarismo, os constantes cortes de recursos para essas instituições e seus hospitais. Além  da perda de autonomia acadêmica e os inúmeros problemas nas relações de trabalho. 

A reitora disse no Consuni que está sendo formado um fórum de discussão com os diretores dos hospitais e das áreas de ensino que atuam nos hospitais para discutir a Ebserh. “Vamos acompanhar esse fórum e estaremos sempre em posição contrária à adesão da UFRJ a Ebserh, em função de todos os prejuízos que isso acarretará para o ensino, a pesquisa, a extensão e o atendimento de saúde à população que necessita do SUS”, concluiu a dirigente.

 

Faixa pendurada pelo Sintufrj em meados de julho de 2021, em frente ao HU.

 

COMENTÁRIOS