GT Pós-Pandemia da UFRJ divulga as novas diretrizes para o retorno seguro

Compartilhar:

Documento de quase 50 páginas contém orientações para todas as áreas da universidade. Mudanças levam em conta o novo cenário da pandemia, mas mantém a exigência de comprovante de vacinação. Veja no site da UFRJ

A Coordenação do GT Pós-Pandemia divulgou, nesta terça-feira, 22, as Diretrizes para o Retorno Presencial Pleno na UFRJ, que ocorrerá no dia 11 de abril. As regras em vigor foram revisadas para que as orientações fossem adequadas ao momento atual da pandemia. O documento aponta o avanço da vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro e a redução dos riscos de adoecimento ou de incidência de casos graves, de acordo com especialistas da universidade. 

A versão atual contém orientações elaboradas pelas pró-reitorias, áreas da administração e por especialistas em saúde pública e biossegurança. Mas, caso haja alteração na situação da pandemia na cidade e no país, decisões poderão ser revistas. De acordo com a coordenadora do GT Pós-Pandemia, Fátima Bruno, embora adequado às mudanças no cenário epidemiológico, as novas diretrizes seguem exigências já adotadas, como o comprovante de vacinação e o uso de máscaras em locais fechados.

A íntegra está em https://coronavirus.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/03/Diretrizes-para-o-Retorno-Presencial-Pleno-da-UFRJ-220322-Copy-2_compressed.pdf

Sem aglomeração — A utilização das instalações da universidade deve respeitar a capacidade estabelecida para cada local sem que haja superlotação, sem a necessidade de adotar distanciamento físico entre os ocupantes e de acordo com o Guia de Ações de Biossegurança (que também está sendo atualizado). “Em complemento”, apontam as diretrizes, “é preciso promover as boas práticas de limpeza das instalações e buscar oferecer ventilação adequada”.

Restaurante — Também é obrigatório o uso de máscaras para circulação nas dependências internas dos Restaurantes Universitários (RU), que deverão ser retiradas no início das refeições e recolocadas após o término. Além disso, durante a permanência no local deverão ser mantidas as recomendações de Biossegurança, incluindo o distanciamento social de pelo menos um metro.

Orientações para unidades

O documento aponta aspectos que devem ser observados pelos gestores de unidades e campi para o retorno pleno das atividades presenciais, como orientar quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em locais fechados, higienização frequente das mãos e dos ambientes; orientar para que evitem aglomerações, proibindo eventos que reúnam muitas pessoas em um só local.

Organização do trabalho  

As chefias, diz o texto, devem rever processos de trabalho e adotar estratégias para que o retorno presencial transcorra da melhor forma possível; e garantir a realização de trabalho remoto a todos que atendam os critérios dispostos na legislação vigente; organizar os ambientes e os processos de trabalho, a fim de preservar a saúde física e mental de servidores, empregados públicos, colaboradores e usuários. 

Vigilância e segurança 

Manter triagem e controle de acesso às dependências da UFRJ de pessoas externas à unidade ou à universidade; permitir a entrada somente de pessoas com máscaras, inclusive, de tecido (desde que em perfeitas condições) e que apresentem comprovante de vacinação completa para a covid-19 do SUS, o Passaporte Minerva, quando for o caso, o Certificado de Isenção Temporária de Apresentação de Comprovante de Vacinação para a covid-19 emitido pelo Centro de Triagem e Diagnóstico (CTD). 

De acordo com o GT-Coronavírus, considera-se esquema vacinal completo duas doses ou dose única de acordo com o imunobiológico e a dose de reforço, caso indicado, seguindo o calendário vacinal do município onde o campus está localizado. 

Todo corpo social da UFRJ deve ter em mãos o seu comprovante de vacinação contra covid-19. Para a emissão do Certificado Nacional de Vacinação, o Ministério da Saúde criou o app Conecte SUS Cidadão, que permite a visualização e a impressão do referido documento. 

Passaporte Minerva 

A UFRJ criou a aplicação (App) Passaporte Minerva, que permite, a partir da apresentação na Seção de Pessoal da Unidade os comprovantes de vacinação contra a covid-19, a emissão do Passaporte Minerva para acesso às dependências da UFRJ. 

 

 

 

COMENTÁRIOS