Na pressão: Servidores fazem protesto e vigília em Brasília

Compartilhar:

Caravaneiros do Sintufrj com outras categorias do serviço público federal agitam a Esplanada dos Ministérios

Começou a Jornada de Lutas dos servidores públicos federais em Brasília. O objetivo é pressionar Bolsonaro pela recomposição salarial emergencial de 19,99%. A mobilização vai até o dia 1º de abril, quando o governo se comprometeu a dar uma resposta às entidades. Delegações de técnico-administrativos das universidades federais de diversas partes do país, entre elas a do Sintufrj, engrossam o movimento que reúne várias categorias. 

Nesta terça-feira, 29, houve ato pela manhã em frente ao Ministério da Educação (MEC) junto com estudantes, quando foi cobrado que o presidente da República seja investigado na farra de recursos do MEC. No ato, o coordenador-geral da Fasubra, Toninho Alves, destacou que não basta a demissão do 4º ministro da Educação nas denúncias de corrupção e do “gabinete paralelo”. Para ele, é necessário investigar Bolsonaro, que foi citado nominalmente nos áudios do escândalo do #BolsolãodoMEC.

“As entidades do movimento sindical e estudantil estão aqui exigindo a apuração dos fatos, exigindo a punição dos culpados, exigindo que o STF apure as denúncias que envolvem o presidente da República, o ex-ministro da Educação e os pastores que negociavam a preço de ouro a Educação brasileira”, afirmou o coordenador da Federação. “Nem ouro, nem prata. Chega de negociata no MEC”, criticou Toninho. 

Sintufrj

“Chegamos pela manhã em frente ao Ministério da Economia e fizemos protesto junto com outras categorias. Houve muitas manifestações contra o repasse ilegal de verbas do MEC para pastores associados ao governo. Mas a mobilização mesmo é pelo reajuste emergencial. Aqui (em Brasília), estamos fazendo o máximo que podemos, tentando ser ouvidos e vistos”, disse Marcos Padilha, enfermeiro do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e integrante da delegação do Sintufrj.

Jornada

Os protestos fazem parte da “Jornada de Lutas” que acontece esta semana — dias 29, 30 e 31 de março, em Brasília — e é promovido pelas entidades do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), Fórum Nacional das Carreiras Típicas do Estado (Fonacate) e Centrais Sindicais. Á tarde, neste primeiro dia, os trabalhadores do serviço público seguiram com a vigília em frente ao Ministério da Economia pela campanha salarial. 

Confira a programação: 

30/3 – Quarta-feira

9h – Concentração no espaço do servidor

10h – Caminhada até o Ministério da Economia (bloco P);

31/3 – Quinta-feira

9h – Concentração no anexo II do Senado;

11h – Concentração Ministério da Economia (bloco P).

1/4 – Sexta-feira – Ato pela Liberdade democrática: ditadura nunca mais, convocado pelo ANDES-SN, na cidade de Porto Alegre.

7/4 – Quinta-feira – Dia Mundial da Saúde. Fortalecer atos que vão ocorrer em todo Brasil destacando a defesa do SUS.

9/4 – Sábado – Dia Nacional construído pelo Comando Nacional de Luta pelo FORA BOLSONARO.

*Com Fasubra Sindical/Facebook

 

 

COMENTÁRIOS