Por que o consumo de folato é importante para as mulheres?

Compartilhar:

Pesquisa aponta que 40% das mulheres em idade reprodutiva não atingiram a recomendação diária em 2017 e 2018

Anelize Moreira/15 de Março de 2022 

Pesquisa aponta aumento do número de pessoas que não atingiram as necessidades diárias de folato; feijões é um dos grupos principais de fonte do nutriente – © Antonio Cruz/ABr

O grupo dos feijões foi o que mais contribuiu para a ingestão alimentar de folato no Brasil

Você já ouviu falar de folato ou da vitamina B9? Esse nutriente é encontrado nos feijões, vegetais verde escuros, ovos, carnes, frutos do mar e também em frutas, como a laranja entre outros alimentos. 

Uma pesquisa recente da Faculdade de Saúde Pública da USP comparou a ingestão de folato pela população brasileira em dois períodos, pós fortificação de farinhas de trigo e milho com ácido fólico.

Segundo Cecilia Zanin Palchetti, pós-doutoranda do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), uma das autoras do estudo, a conclusão foi de que a porcentagem da população que não atingiu as necessidades diárias do nutriente aumentou.

A pesquisa revelou que 25% da população em 2008/2009 não atingiu as necessidades diárias recomendadas do nutriente e esta porcentagem aumentou para 32% entre os anos de 2017/ 2018. No estudo, o grupo dos feijões foi o que mais contribuiu para a ingestão alimentar de folato no Brasil. 

“Entre as mulheres em idade reprodutiva que são público-alvo da fortificação de alimentos com ácido fólico, aproximadamente 30% em 2008/2009 e 40% em 2017/ 2018, não atingiram a recomendação. Maiores valores de prevalência de inadequação de ingestão de folato foram observados na região Norte do Brasil. E os grupos alimentares que mais contribuíram para a ingestão de folato em nosso país foram os feijões, seguido dos pães, massas, pizzas, bolos, biscoitos e as bebidas não alcoólicas, em ambos os períodos do estudo”.

Na forma sintética o folato é conhecido como ‘ácido fólico’ e está presente em alimentos que foram enriquecidos obrigatoriamente com a vitamina, como é o caso das farinhas de trigo e milho. Assim, pães, massas, bolos, pizzas, salgados, bolachas, biscoitos também são fontes desta vitamina.

Mas por que o folato é importante para as mulheres em idade reprodutiva que querem engravidar?

“A deficiência desta vitamina no organismo pode resultar em graves consequências tanto para gestante quanto para o bebê, como por exemplo: parto prematuro, baixo peso ao nascer e também o desenvolvimento de anomalias congênitas como os defeitos de tubo neural que irão comprometer o desenvolvimento da coluna vertebral, médula espinhal e também do cérebro do bebê em formação”, analisa.

Ela explica que a fortificação mandatória de alimentos com ácido fólico contribui também com um aumento da ingestão alimentar dessa vitamina. Os países que adotaram esta estratégia de saúde pública reportaram redução na ocorrência de defeitos de fechamento de tubo neural.

Os alimentos elaborados à base de farinhas fortificadas são geralmente de fácil acesso pela população, porém, ela ressalta a importância das fontes naturais de folato e observar a composição desses alimentos fortificados com ácido fólico. 

“Devemos ficar atentos à composição nutricional de alguns alimentos a base de farinhas fortificadas visto que os mesmos podem apresentar altos teor de gorduras sódio e açúcar em sua composição, concomitante a fortificação de alimentos. Devemos sempre estimular o consumo de alimentos naturalmente, fontes como por exemplo, legumes, frutas, verduras e legumes, entre outros”.

Os preços da cesta básica subiram nos últimos meses em todas as 17 capitais pesquisadas pelo Dieese. O preço do feijão aumentou em todas as capitais. O carioquinha chegou a subir 10,14% em Belo Horizonte, enquanto o preto teve elevação de 7,25% no Rio de Janeiro. 

Com a alta dos preços dos alimentos ficou mais difícil comprar e cozinhar alimentos in natura. A pesquisadora dá dicas de como manter uma alimentação adequada e saudável.

“Podemos citar o planejamento das compras da semana por meio da organização de uma lista de itens alimentares para elaboração de um cardápio semanal. Com este planejamento evita-se a compra de grande quantidade de alimentos perecíveis e desperdício dos mesmos. Além disso, os alimentos da safra ou seja da estação apresentam melhores preços e maior qualidade nutricional e devem ser incluídos na lista de compras”.

Ainda neste estudo os alimentos fortificados representaram aproximadamente 40% da ingestão total pela população brasileira, enquanto que os alimentos naturalmente fontes de folato representaram aproximadamente 60% desta ingestão.

 

 

COMENTÁRIOS