COMBATE À PANDEMIA MOSTROU A FORÇA DO SUS, DIZ PRESIDENTE DA FIOCRUZ

Compartilhar:

O enfrentamento da pandemia mostrou a força das instituições e do Sistema Único de Saúde (SUS), mas evidenciou também as desigualdades no interior dos países e entre estes, disse a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, a sociólogo Nísia Trindade, ao proferir a Aula Magna da UFRJ na manhã desta segunda-feira (4) no Fundão.

“A pandemia sobrecarregou o sistema de saúde em todo mundo, impôs demanda sem precedentes aos sistemas de proteção social, manteve centenas de milhões foras das escolas e prejudicou os meios de subsistência para metade da força de trabalho, agravando o desemprego”, relacionou Nísia. “O fato é que retrocedemos”.

“Inovação em saúde e pandemia: o papel da ciência e tecnologia no SUS” foi o tema da Aula Magna, a primeira presencial depois de dois anos de pandemia. A reunião atraiu muita gente ao auditório Roxinho, mas também foi transmitida pelo canal da UFRJ no YouTube.

A direção do Sintufrj esteve presente representada por diversos coordenadores.  “A Fiocruz, junto com a UFRJ, reafirma a importância da ciência durante a pandemia, enquanto o governo Bolsonaro pregava o obscurantismo, o negacionismo, a morte”,”, disse a coordenadora do Sintufrj Joana de Angelis, , feliz ao reencontrar amigos e colegas de trabalho no presencial e os estudantes. “Isso reafirma a esperança num futuro melhor, não só na superação a pandemia, como também na superação do governo Bolsonaro”, disse ela.

Diploma

Nísia Trindade recebeu presencialmente da reitora Denise Pires de Carvalho o diploma com o título de Professora Honoris Causa aprovado virtualmente em setembro de 2020, durante as comemorações dos cem anos da UFRJ, mas em cerimônia virtual.

A reitora Denise Pires saudou a presença da primeira mulher a assumir a presidência da Fiocruz em 120 anos. “Hoje é dia de celebração: a presencialidade significa uma vitória, a vitória da ciência”, disse Denise, lembrando que a Fiocruz entregou para a sociedade a vacina que pode chegar ao braço de cada brasileiro através do SUS.

COMENTÁRIOS