Trabalhadores da Toyota aprovam aviso de greve contra fechamento da fábrica no ABC

Compartilhar:

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC desafiou o presidente da companhia a conversar com os trabalhadores para buscar outra alternativa

Publicado: 07 Abril, 2022 – 12h00 | Última modificação: 07 Abril, 2022 – 12h14 | Escrito por: Redação CUT

 

ADONIS GUERRA/ SMABC

Em assembleia realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) os trabalhadores e as trabalhadoras da Toyota, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, aprovaram a entrega do aviso de greve e o estado permanente de mobilização contra o fechamento da fábrica, anunciado na terça-feira (5). Eles também autorizaram que a direção do sindicato protocole um pedido oficial de reunião com o presidente da montadora.

O presidente do sindicato, Moisés Selerges, desafiou o presidente da companhia a sentar para conversar com os trabalhadores e buscar outra alternativa que não seja o encerramento das atividades. “Espero que a Toyota tenha responsabilidade e venha para a mesa de negociação. Possibilidade tem, essa é uma empresa que dá resultado, não prejuízo”.

Essa luta pode ser uma corrida de 100 metros ou uma maratona, se for uma maratona, os trabalhadores terão fôlego para enfrentar, caso necessário, vamos trazer a solidariedade de toda a categoria. Faremos o que tiver que ser feito, porque cada um aqui merece respeito, não é assim que se trata os trabalhadores.

– Moisés Selerges.

O diretor administrativo do sindicato, Wellington Messias Damasceno, que acompanha as discussões na Toyota, ressaltou que a empresa tem total condição e capacidade de discutir e achar um caminho para a manutenção da planta em São Bernardo.

“O Sindicato nunca abriu mão dessa discussão. Ao contrário, estamos o tempo todo pautando a empresa sobre a disposição de fazer um acordo de longo prazo e que dê longevidade para esta planta”.

A planta de São Bernardo foi a primeira unidade da Toyota fora do Japão e possui conta com cerca de 580 trabalhadores.

Frente de negociação

Segundo o portal Repórter Diário, a Agência de Desenvolvimento Econômico ABC oficiou nessa quarta-feira (6), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para uma reunião urgente, com o intuito de discutir os impactos a saída da Toyota de São Bernardo.

A data do encontro será definida pelo Governo do Estado, e a Agência solicitará a participação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da fabricante de automóveis.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo Oliveira da Silva, o anúncio da saída da montadora trará graves consequências para a região, impactando negativamente a retomada da economia e agravando as desigualdades sociais. “Apesar da indicação por parte da montadora de que irá realocar os funcionários, o que ainda precisa de maior entendimento, a saída da Toyota impacta boa parte da cadeia econômica. São autopeças, restaurantes, bares, escolas, lojas, supermercados, diretamente afetados, sem contar os impostos e investimentos futuros. Por isso, a Agência irá dialogar para evitar o fechamento”, disse Aroaldo Silva.

Desde fevereiro deste ano, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico assinou protocolo de intenções com a Agência, com o objetivo de conjugar esforços voltados ao fortalecimento do desenvolvimento econômico nos sete municípios do ABC.

Com informações da assessoria do SMABC e da RBA

 

COMENTÁRIOS