Torcida Jovem do Flamengo é tema de livro lançado pela Editora UFRJ

Compartilhar:

via: Portal de Eventos da UFRJ

Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo: memórias da Torcida Jovem do Flamengo (anos 1960-1990). É a partir desse título apaixonado, inspirado em faixa que a torcida levava para o Maracanã em dias de jogo, que os pesquisadores Bernardo Buarque de Hollanda e Rosana da Câmara Teixeira narram a história de mais de três décadas de vivência da torcida. A Editora UFRJ fará o lançamento no dia 26 de maio, às 18h, na sede Gávea do Flamengo.

Ao longo do livro, os autores mostram como as rivalidades e as alianças têm dinâmicas próprias, que devem ser compreendidas com base nos desejos, anseios e representações sociais dos sujeitos que compõem a torcida, e não pelo viés pejorativo, presente muitas vezes nas narrativas da grande imprensa.

O livro está estruturado em três partes: a primeira traz entrevistas feitas com cinco líderes da Torcida Jovem, que contam causos, falam de relações com outras torcidas e lembram de figuras importantes da história da Torcida Jovem. Na segunda os autores revisitam e ampliam suas pesquisas acadêmicas para reconstituírem, à luz de seus trabalhos originais, a trajetória da torcida. A terceira e última parte do livro constrói uma Linha do Tempo em que os autores relacionam um conjunto de informações sobre a torcida, a começar por uma “Cronologia histórica”, que vai de 1967 a 2000. O livro se encerra om a “Galeria de líderes e presidentes” da Torcida Jovem ao longo de mais de cinquenta anos.

Bernardo Buarque de Hollanda é historiador, com mestrado e doutorado na PUC-Rio, professor da Escola de Ciências Sociais, da Fundação Getulio Vargas (FGV-CPDOC), e coordenador de projetos de história oral sobre a memória das torcidas organizadas no Brasil. É autor do livro O clube como vontade e re- presentação: o jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro.

Rosana da Câmara Teixeira é antropóloga, com mestrado e doutorado na UFRJ, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (FEUFF) e autora do premiado livro Os perigos da paixão: visitando jovens torcidas cariocas e organizadora de A voz da arquibancada: narrativas de lideranças da FTORJ.

Nada do Flamengo, tudo pelo Flamengo : memórias da Torcida Jovem do Flamengo
(anos 1960-1990)
Bernardo Buarque de Hollanda e Rosana da Câmara Teixeira
Editora UFRJ
290 p. 14 x 21 cm; R$ 50,00
ISBN 978-65-88388-27-3
2022

Lançamento: 26/5/2022, 18h, Sede Gávea, Av. Borges de Medeiros, 997, Lagoa, 1o andar – Hall do Museu

Detalhes do evento:

Dia(s): 26 maio
Horário: 18h00 – 20h00

Local: Av. Borges de Medeiros, 997, Lagoa, 1o andar – Hall do Museu , Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22290-160

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Não é necessária inscrição
Site: www.editora.ufrj.br
Instituição responsável: Editora UFRJ
Email do organizador: maria@editora.ufrj.br
Telefone de contato: (21) 99296-6806

 

 

COMENTÁRIOS