HUCFF orienta servidores sobre assédio moral

Compartilhar:

MESA: Luzia Araújo, Karla Simas, Marcos Freire, Rejane Barros, Moacir Moura e Laura Gomes

 

As vítimas de assédio moral no trabalho necessitam de aconselhamento, grupo de apoio, estratégicas de reabilitação e retorno ao trabalho. E, também, de ações administrativas proativas, como a criação de comissões para mediação e investigação do assédio, acompanhadas da possibilidade de punição.

Estes foram alguns elementos apresentados pela psicóloga e pesquisadora Luciene Lacerda, doutora em Saúde Coletiva, palestrante do evento organizado pelo Serviço de Treinamento e Desenvolvimento (STD) da Divisão de recursos Humanos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF): “Violência e Assédio Moral no Trabalho”, nesta terça-feira, 28, no auditório Halley Pacheco, na unidade hospitalar.

Participaram da mesa de abertura a coordenadora-geral do SintufrjLaura Gomes, o diretor geral do HUCFF Marcos Freire, a substituta do pró-reitor de Pessoal Karla Simas, a superintendente geral de Dimensionamento e Provimento Rejane Barros, o diretor da Divisão de Recursos Humanos do HUCFF Moacir Moura e a ouvidora da UFRJ, Luzia Araújo.

Laura Gomes destacou a relevância do evento e explicou que o  assédio moral está ligado à saúde do trabalhador, e lembrou que o Sesat (Serviço de Saúde do Trabalhador do HUCFF) existe também para esclarecer dúvidas dos trabalhadores(as) da unidade  sobre a questão. “Caso seja necessário”, acrescentou, “o Sesat encaminha o servidor ou a servidora para o STD”. A dirigente sindical informou também que a Coordenação de Políticas Sociais do Sintufrj encontra-se à disposição dos sindicalizados para dar encaminhamentos sobre assédio moral.

Luzia Araújo e o ouvidor do HUCFF, Márcio Mantovani, apresentaram como funciona suas respectivas Ouvidorias. Luiza explicou que as demandas podem ser manifestadas por meio de denúncias, críticas ou sugestões. Márcio informou que as denúncias dos servidores da unidade hospitalar precisam ser registradas pela plataforma FalaBr – “caminho que dá todas as garantias que a lei determina”.

. Leia na próxima edição do Jornal do Sintufrj a matéria completa sobre o evento.

COMENTÁRIOS