“Dia L da UFRJ” mobiliza a comunidade do CT

Compartilhar:

“Dia L – Em Defesa da Educação Pública, da Democracia e Contra o Fascismo” reuniu, nesta quarta-feira, 26, técnicos-administrativos, estudantes e professores na passeata que saiu de frente da Faculdade de Letras e percorreu toda a extensão externa do Centro de Tecnologia (CT), na Cidade Universitária.

A atividade foi convocada pelo Sintufrj, DCE Mário Prata, Adufrj e APG (Associação de Pós-Graduandos da UFRJ). As lideranças sindicais e estudantis se revezavam no carro de som do sindicato relacionando os problemas que as universidades públicas estão enfrentando com cortes no orçamento promovidos pelo governo Bolsonaro. Como, por exemplo, redução do número de bolsas de ajuda estudantil e demissão de trabalhadores terceirizados.

Os discursos eram encerrados com o apelo à comunidade universitária para que, no domingo, 30 de outubro, votem no único candidato comprometido com as instituições públicas de ensino; os serviços públicos, que atendem principalmente as necessidades da população mais vulnerável economicamente; com a criação de emprego e renda; em tirar o país novamente do mapa da fome e em garantir as liberdades democráticas.

Contra a PEC

da reforma

O coordenador-geral do Sintufrj Esteban Crescente alertou: “Temos que nos mobilizar em defesa da universidade pública e do serviço público para derrotar esse governo fascista nas urnas”.

Ele apontou também a ameaça que representa a reforma administrativa (PEC 32), que tramita no Congresso Nacional, que ataca a estabilidade do servidor público e deixa seus cargos à mercê da indicação dos governantes de plantão. “Não é por acaso que Bolsonaro defende essa política; ele quer o domínio total da máquina pública”, disse.  Esteban citou o editorial da revista científica Nature publicado na terça-feira, 25, que afirma que só há uma escolha na eleição do Brasil, e que um segundo mandato para o presidente Jair Bolsonaro (PL) representaria uma ameaça à ciência, à democracia e ao meio ambiente.

A publicação é uma das mais prestigiadas do mundo e o texto aponta que Bolsonaro atacou a ciência e os cientistas e desmontou as instituições destinadas a reduzir a pobreza e o meio ambiente.

Mais críticas

A dirigente do DCE Mário Prata e do Centro Acadêmico de Engenharia, Camila Paiva, apontou que os estudantes decidiram, neste segundo turno, defender a eleição da Lula contra os ataques às universidades públicas.

“Continuamos acreditando na universidade pública, gratuita e de qualidade para todos. Vamos juntos eleger Lula presidente para tirar o país das mãos desse genocida destruidor da pátria”, conclamou a coordenadora de Comunicação do Sintufrj Marly Rodrigues.

O técnico-administrativo do Instituto de Biologia e colaborador do atual mandato, Francisco de Assis, afirmou: “Essa luta é para que o filho do trabalhador possa virar doutor numa universidade pública”.

João Batista Oliveira (Babá), professor da UFRJ, denunciou que o governo Bolsonaro privilegia o pagamento de trilhões aos bancos,  enquanto retira direitos dos trabalhadores.

A representante da APG Nathália Trindade, disse que é filha das políticas de democratização da universidade propiciadas pelos governos Lula, mas com Bolsonaro a UFRJ vive seus quatro piores anos de sua existência. “Sou a primeira pessoa da família a cursar pós-graduação; estou no doutorado e sou um orgulho para os meus avós nordestinos”, concluiu a estudante.

 Passeata

Os manifestantes percorreram o longo corredor do CT entoando palavras de ordem: “Hoje é Dia L de luta e dia 30 é 13 nas urnas para derrotar o governo fascista!”, “A nossa luta unificou: é estudante junto com trabalhador”, “Fora Bolsonaro, genocida” e “Não tem dinheiro para a educação, mas tem dinheiro para o Centrão”. Os manifestantes seguiram até os pilotis do bloco A, onde fica o bandejão.

A manifestou foi encerrada com colocação da enorme faixa com os dizeres “Em defesa da educação pública e da democracia”, no hall do bloco A do CT.

Passeata em defesa de mais verbas pela educação e saúde.
Rio de Janeiro, 26/10-2022.
Fotos de Elisângela Leite
Passeata em defesa de mais verbas pela educação e saúde.
Rio de Janeiro, 26/10-2022.
Fotos de Elisângela Leite
COMENTÁRIOS