Ginástica no trabalho é qualidade de vida

Compartilhar:

Uma manhã especial foi dedicada aos profissionais do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) nesta quarta-feira, 26, como parte das celebrações pela Semana do Servidor Público, e foi conduzida pela coordenadora-geral do Sintufrj e técnica de enfermagem há 40 anos da unidade, Laura Gomes.

A dirigente sindical, que também é graduada em educação física, reuniu as trabalhadoras e trabalhadores em uma sala no 10º andar do hospital e mostrou que, mesmo sentada, qualquer pessoa consegue fazer ginástica que lhes traz benefícios. Ela fez junto com os servidores vários exercícios de ginástica laboral para que repitam cotidianamente.

“Mesmo os profissionais de saúde, sempre muito atarefados, têm que dar uma parada entre 10 a 15 minutos diários durante o expediente para se exercitar. É muito importante para a saúde física e mental, a qualidade de vida, incorporar na rotina esse hábito”, orientou a especialista. A recomendação vale também para quem a maior parte do tempo sentado em frente ao computador, acrescentou ela.

A ginástica laboral, segundo Laura Gomes, consiste em  exercícios de curta duração que utilizam técnicas de respiração, alongamento e correção de postura, que evitam doenças ocupacionais e o surgimento de dores e lesões.

Antes da pandemia de covid-19, Laura ministrava a dinâmica tanto no HUCFF como no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

COMENTÁRIOS