Semana agitada na UFRJ

Compartilhar:

“Todo mundo que estuda aqui na UFRJ tem que entender a importância do seu voto no dia 30 de outubro”

A três dias para da eleição, a expectativa sobre o resultado que sairá das urnas é grande no país e também na UFRJ. Afinal, está em jogo o futuro da universidade ou melhor, da educação pública. Por conta disso, várias atividades políticas foram realizadas durante a semana pelas entidades de classe Sintufrj e Adufrj, e estudantil: DCE Mário Prata e APG (Associação dos Pós-Graduandos), principalmente na quarta-feira, 26, Dia L na UFRJ.

O Comitê Popular de Luta da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e Escola de Belas Artes (EBA) foi responsável pela roda de conversa “Sem medo de ser feliz: política e cotidiano universitário no Brasil da esperança”. As professoras da UFRJ Dani Balbi e Luciana Boiteaux, parlamentares eleitas do PCdoB e PSOL respectivamente, foram as palestrantes.

A atividade na Reitoria objetivou, segundo Kelbia Maia do comitê organizador, ratificar o espaço coletivo de construção política e que na história recente do país foi palco de censura das manifestações democráticas da comunidade universitária.

Dani Balbi

Danieli Christovão Balbi, mais conhecida como Dani Balbi é a  primeira professora transexual da UFRJ e agora a primeira parlamentar transexual da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Ela também é roteirista e leciona literatura na rede pública. Ela chamou a atenção para a importância do momento e a urgência de eleger Lula presidente.

“O desgoverno de Bolsonaro ameaça sistemática e cotidianamente a participação popular e a organização social. Suas medidas direcionadas à educação vão no sentido de pôr um freio no movimento que nós construímos de democratização da universidade pública com os cortes de verbas”, disse a deputada.

Segundo Dani, Bolsonaro sabe que uma universidade autônoma e com aportes de recursos, pode oferecer cada vez mais vagas e garantir assistência estudantil aos mais pobres, e aumentar o ingresso na pós-graduação. “E isso ameaça o seu projeto de aprofundamento do neoliberalismo no Brasil, que tem como limite a privatização desses espaços e a entrega de nossa vida e de toda a estrutura que oferece assistência social, educação e saúde públicas à população para a gestão do mercado. Entregando a  população trabalhadora e os estudantes à própria sorte, sem perspectiva de futuro”, acrescentou.

“Em nome dos estudantes que ao longo da história militaram por  uma educação pública, gratuita e de qualidade, enfrentaram a ditadura militar e o autoritarismo do governo (Getúlio) Vargas,  foram às ruas para garantir mais verbas, mais investimentos e mais universidades é que não podemos titubear nesses próximos  dias. Nós temos um compromisso de construir o fim do fascismo e do autoritarismo. Nós sabemos da responsabilidade que pesa sobre nós e, a partir daí, disputar as contradições de um governo democrático que será o governo do presidente Lula”, concluiu.

Luciana Boiteaux

Advogada, professora de Direito Penal e Criminologia da UFRJ e, a partir de janeiro de 2023, vereadora do Rio – como primeira suplente do Psol, ela assumirá a vaga de Tarcísio Mota, eleito deputado federal, na Câmara de Vereadores do Rio –, Luciana Boiteaux afirmou: “A gente nunca se viu num momento tão desafiador. Essa história de luta colocada por Dani é uma história de muitas individualidades, mas também de uma luta coletiva.  Sem dúvida algum nenhum enfrentamento foi como está sendo hoje. O Brasil não vai ser o mesmo depois de Bolsonaro. A extrema-direita veio para ficar. O bolsonarismo está colocado e está fortalecido.  Com a eleição de Lula, tenho confiança, a gente tem muita coisa para desconstruir do que foi feito até esse momento. A gente vai ter muita luta para fazer na universidade.”

“A maior a lógica e a mais perversa nesse momento que a gente vive é quando o engano e a mentira são colocados numa naturalização de uma política violenta, de uma política de ódio. E ao mesmo tempo isso acaba nos impondo medos. O fato é que muita gente acredita e vota no Bolsonaro. Para além das mentiras que conta, ele representa muita gente que se identifica com ele, com essa figura da masculinidade tóxica, racista, machista, LGBT fóbica.”

“Não é à toa que Bolsonaro corta dinheiro da universidade. Não é à toa que ele procura empreender o governo que nega a educação e que demoniza a política. Na verdade, quanto menos informados, quanto menos politizados, estudantes, técnicos e professores mais fácil vai ser convencer as pessoas por meio do WhatsApp.

“Vamos acreditar na luta e no futuro. Então é não parar um minuto, disputar voto a voto, mostrar que outro mundo é possível. Mostrar que, para a educação, eleger Lula será um mundo completamente diferente. É um programa, é uma pauta, é uma realidade oposta de Bolsonaro. Então, acho que a gente que cuida da educação, a gente tem que fazer essa fala também (para os eleitores). Vida longa, educação com Lula, liberdade, educação, evolução, vote pela educação e pela UFRJ! Todo mundo que estuda aqui na UFRJ tem que entender a importância do seu voto no dia 30 de outubro.”

LUCIANA E DANI..no hall do prédio da Reitoria, na Cidade Universitária, no Fundão (Foto: Lili Amaral)

 

COMENTÁRIOS