‘REITORIA, RESPEITE A DEMOCRACIA!’

Compartilhar:

Democracia é atropelada no Conselho Universitário da UFRJ que, numa sessão com votação tumultuada e sem transparência, decide entregar áreas da Praia Vermelha ao setor privado

Num episódio de características poucas vezes registradas em sessão do Conselho Universitário – no qual a democracia no interior da UFRJ saiu arranhada – , o colegiado aprovou sob protestos um projeto que altera a anatomia do campus da Praia Vermelha com a privatização de uma área para a construção de uma casa de espetáculos. Setores da comunidade universitária que denunciam o caráter do projeto (privatizar área de uma universidade pública) estão reunidos para decidir o que fazer diante de uma decisão que consideram autoritária. Nas últimas horas, parlamentares e dirigentes sindicais se manifestaram contra o projeto defendido pela Reitoria.
A reitora Denise Pires, atropelando propostas e apelos – em particular das bancadas dos estudantes e técnicos-administrativos – por mais debate, anunciou a aprovação do projeto em meio a uma votação tumultuada e pouco transparente.
O Sintufrj e o DCE apresentaram documento, antes da votação, com uma série de questionamentos e com a reivindicação de audiências públicas. Mas as solicitações feitas repetidas vezes foram ignoradas.
Muitos conselheiros foram pegos de surpresa pelo resultado (segundo a reitora, 38 votos a favor da entrega do patrimônio). Alguns informaram que sequer conseguiram votar.
“O movimento segue mobilizado para barrar este absurdo”, disse a coordenadora geral do Sintufrj Marta Batista, repetindo a opinião de ativistas e conselheiros.
Na foto de Elisângela Leite, estudantes clamam: ‘Reitoria, respeite a democracia’.
17 DE NOVEMBRO. Estudante diante da mesa do Conselho Universitário mostra o cartaz no qual pede democracia observado pela reitora Denise Pires, que comandou a sessão
NO CONSUNI desta quinta-feira, protesto do movimento estudantil contra decisão autoritária : reitoria não aceitou aprofundar o debate sobre Praia Vermelha
COMENTÁRIOS