UFRJ orienta medidas na nova onda de covid

Compartilhar:

Os casos positivos de Covid-19 voltaram a aumentar e com eles a preocupação. Qual a dimensão do problema?

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio já confirmou a transmissão local da subvariante da ômicron (a BQ.1) que vem causando aumento de casos de Covid-19. O número de pessoas internadas aumentou de 14 para 44 em 15 dias (98% dos pacientes não tomaram a vacina de reforço e 12 são crianças). Só que 1 milhão e 600 mil pessoas não tomaram nenhuma dose de reforço.

Sintomas gripais? Use máscara!

Além da forte recomendação da vacinação, tanto a Secretaria Estadual como a Secretaria Municipal de Saúde dizem que a orientação é para que pessoas com sintomas gripais usem a máscara. Além da UFRJ, que emitiu nota no dia 3, outras universidades voltaram a recomendar o uso e outras medidas preventivas devido ao aumento de casos no estado, como a UERJ e a PUC.

UFRJ recomenda

Só que a UFRJ, esta semana, com base na nota técnica do Centro de Triagem Diagnóstica (CTD UFRJ) que registrou um salto nos testes positivos (de 2,6% em setembro para 18,3% em outubro) , orientou, além de máscaras em ambientes fechados e aglomeração, e de reiterar a importância das doses de reforço da vacinação contra a covid-19, da manutenção das medidas preventivas (como distanciamento interpessoal e higienização frequente das mãos), outros procedimentos para quem tem sintoma ou teve contato com casos de Covid-19. Veja:

Tem sintomas? Afaste-se

Muito embora, devido à fase da pandemia e à cobertura vacinal estimada do corpo social, o CTD não recomende a interrupção ou suspensão automática de atividades presenciais, situações específicas serão objeto de avaliação e discussão com as direções das unidades “visando a adoção de medidas de controle pertinentes ao contexto”, segundo a nota em que a Reitoria solicita que a comunidade siga algumas orientações:

Para sintomáticos:

– Afastar-se imediatamente e comunicar à Coordenação do curso ou à Chefia Imediata a razão do afastamento.

– Programar testagem preferencialmente entre o 2º e o 5º dia.

– Se positivo: afastar-se por 10 dias (mínimo de 7 dias) a contar da data do início dos sintomas.

– Se negativo: aguardar o diagnóstico laboratorial (RT-PCR). Neste caso, se positivo: afastar-se por 10 dias (mínimo de 7 dias) a partir da data do início dos sintomas. Se negativo: retornar às atividades, se assintomático.

– O resultado da testagem deverá ser informado à coordenação ou chefia imediata.

Para assintomáticos que tiveram contato com alguém com covid-19: 

– Manter as atividades com precauções, adotando, preferencialmente, o uso contínuo de máscara N95 ou PFF2.

– Comunicar a situação à coordenação do curso ou chefia imediata.

– Entrar em contato com a equipe do CTD pelo e-mail consulta@needier.ufrj.br para avaliação da situação e necessidade de testagem. Este contato poderá ser feito pelo indivíduo (casos isolados) ou pela Coordenação/Chefia Imediata no caso de ocorrência de múltiplos casos. Caso indicada, a testagem deverá ser realizada, preferencialmente, do 5º ao 7º dia após exposição de risco utilizando RT-PCR:

Se positivo: afastar-se por 10 dias (mínimo de 7 dias) e retornar às atividades sem testagem, desde que se mantenha assintomático.

– Se negativo: retornar às atividades com precauções até completar 10 dias da exposição, mantendo, preferencialmente, o uso de máscara N95 ou PFF2. Caso surja qualquer sintoma, deverá realizar nova testagem.

Procure o CTD

A UFRJ estimula a procura do CTD para diagnóstico, a fim de permitir o monitoramento mais preciso da ocorrência de casos e identificação das variantes circulantes em nossa comunidade.

O CTD funciona no Polo de Biotecnologia (Av. Carlos Chagas Filho, 791, Cidade Universitária, Rio de Janeiro). O Centro mantém o atendimento regular de casos suspeitos de covid-19, diariamente, das 8 às 13 horas.

Nova onda

Médico Infectologista, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, diretor da Divisão Médica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Alberto Chebabo diz que de fato há uma nova onda, com bastante casos da nova variante. Esta tem capacidade maior de escape do sistema imunológico, mas o risco de complicação e gravidade é baixo para quem está com o esquema de imunização completo.

A questão é que muitas pessoas não  estão. No Brasil, há cerca de 60% a 70% das pessoas com a terceira dose e muito pouco gente com a quarta (18% das pessoas acima de 18 anos).

A alta circulação deve seguir por quatro ou seus semana. E, neste caso, o uso de máscara é importante, além de outros cuidados, como manter as salas ventiladas, evitar aglomeração. Isso é uma recomendação, nada é obrigatório, mas vale principalmente para quem tem maior risco de complicação.

Não há notícia de óbito no Rio pela variante. E uma paciente que morreu em São Paulo, era idosa, não tinha o esquema de vacinação completo e tinha comorbidade.

No caso de imunossuprimidos ou com mais idade, acima de 70, 75 anos, há risco maior de complicação. O risco é menor, portanto, para quem tem o esquema completo.

Segundo o médico, as pessoas vêm testando menos, mas a positividade do Rio de Janeiro subiu de 6%, há quatro semanas, para algo em torno de 30%, nesta onda que começou há duas ou três semanas. E talvez em mais uma ou duas possa estar no seu pico. E pode durar mais quatro ou seis semanas.

Assim, o mais importante é estar com a vacina em dia. Resguardar o uso de máscara, e, se há sintoma, fazer testagem e, em caso positivo, ficar em casa pelo menos sete dias com cuidados como beber bastante líquido e tratar sintomas que, se perdurarem por mais de três ou quatro dias, deve-se buscar uma unidade de saúde.

Teste de Covid realisando por Laura no Sintufrj.
Rio,07/11/2022
Teste de Covid realisando por Laura no Sintufrj.
Rio,07/11/2022
Teste de Covid realisando por Laura no Sintufrj.
Rio,07/11/2022
A NECESSIDADE DE TESTES retornou diante da nova onda de covid
Teste de Covid realisando por Laura no Sintufrj.
Rio,07/11/2022
Teste de Covid realisando por Laura no Sintufrj.
Rio,07/11/2022
COMENTÁRIOS