Fórum de reitores repudia graves atos antidemocráticos

Compartilhar:

No momento em que o país acompanhava estarrecido as ações terroristas da tarde de domingo, dia 8 de janeiro, o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) emitiu nota de repúdio aos “gravíssimos atos antidemocráticos e criminosos” e lembraram que respeitar as urnas é obrigação de todos.

O Friperj inclui UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Colégio Pedro II, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF).

Leia nota na íntegra:

Desde o momento da redemocratização do nosso país, os processos eleitorais têm acontecido de forma a fortalecer a democracia.

A última eleição, ocorrida no final de 2022, de forma legítima e confiável, foi reconhecida e auditada por representantes nacionais e internacionais. A democracia brasileira foi, uma vez mais, testada e aprovada – em seus dois turnos!

Respeitar os resultados das urnas é obrigação de todas as brasileiras e de todos os brasileiros.

As instituições federais de ensino e as universidades estaduais do Rio de Janeiro repudiam veementemente os gravíssimos atos antidemocráticos e criminosos que ocorrem hoje, dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Diante da situação tão calamitosa, nos unimos a todos os brasileiros e instituições democráticas nacionais que exigem que os envolvidos em tal vandalismo sejam responsabilizados e punidos com o rigor da lei.

A democracia está sendo frontalmente ameaçada! Devemos nos manter firmes e intransigentes em sua defesa.

Rio de Janeiro, 8 de janeiro de 2023.

Ana Paula Giraux Leitão, Colégio Pedro II.
Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, UFF.
Carlos Frederico Leão Rocha, UFRJ.
Jefferson Manhães de Azevedo, IFF.
Mario Sergio Alves Carneiro, Uerj.
Maurício Saldanha Motta, Cefet/RJ.
Rafael Barreto Almada, IFRJ.
Raul Ernesto Lopez Palacio, Uenf.
Ricardo Silva Cardoso, Unirio.
Roberto de Souza Rodrigues, UFRRJ.

Fonte: Site da UFRJ

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.
COMENTÁRIOS