GT LGBTQIA+ define estratégia de atuação

Compartilhar:

A primeira reunião do Grupo de Trabalho LGBTQIA+ do Sintufrj de 2023, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 25, no Espaço Cultural do sindicato, já sob os novos ares do governo Lula. A participação aumentou e o clima foi muito bom. Inclusive com a participação da nova coordenadora de Políticas Sociais do Sintufrj, Sharon Stefani, que substitui Rafael Raposo que está licenciado.

No debate ficou decidido que as reuniões serão sempre um espaço de roda de conversa e acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesta reunião inicial de trabalho foi elaborado um calendário de reuniões para o primeiro semestre.

Além disso, o GT será um espaço de formação interna, no sentido de ouvir vozes diferentes dentro da comunidade LGBTQIA+ a cada reunião. E será também um espaço de formação externa com elaboração de pautas e temas para serem desenvolvidos e veiculados no Jornal e no Boletim do Sintufrj .

“A reunião foi bem produtiva. Saímos satisfeitos, animados e esperançosos para 2023.

Nossa proposta é conseguir consolidar esse GT ao longo do ano, pensar em atividades formativas, e ampliar a discussão a respeito de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras LGBTQIA+ e também de direitos dos      nossos companheiros (as) das universidades.

Pretendemos também  pensar políticas para o controle da LGBTfobia, para o assédio que é a realidade de todos nós e em especial para a população LGBTQIA+”, avaliou a coordenadora-geral do Sintufrj, Marta Barista.

Gustavo Cravo, integrante do GT, está otimista em combater o preconceito. ” O clima cultural muda com o governo Lula. Queremos fazer alguns seminários, e por mais que a gente saiba que haverá resistências, estamos com mais força para realizar nosso trabalho.”

COMENTÁRIOS